Destaque, Mangualde, Sociedade, Turismo

Saberes e sabores regionais marcam Feira dos Santos em Mangualde

A Feira dos Santos está de volta a Mangualde! O certame, que conta já com mais de 300 anos existência, voltará a animar, entre 2 e 3 de novembro, as ruas do centro da cidade, colocando em destaque o que de melhor se faz no concelho ao nível da gastronomia, vinhos, artesanato, agropecuária, máquinas e alfaias agrícolas, indústria, entre outros. Esta é uma festa para toda a família, onde não faltará animação, exposições, workshops para crianças e adultos, artesanato, concursos, gastronomia e vinhos. Além da “Feira dos Santos à Mesa”, em que os restaurantes aderentes (consulte em www.cmmangualde.pt) proporcionarão uma ementa regional dedicada a esta Feira (com enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e vinho do Dão), estarão ainda em destaque cada uma das freguesias do concelho, bem como o tecido empresarial, industrial, os produtos regionais e as instituições parceiras (Turismo do Centro de Portugal, Associação de Desenvolvimento do Dão, Associação Empresarial de Mangualde e Conselho Empresarial da Região de Viseu).

De sublinhar algumas alterações este ano. Devido à intervenção que poderá estar em curso no Largo das Carvalhas, a Feira das Febras, localizar-se-á na Agromangualde/Quinta do Alpoim, e a Mostra de Freguesias passará para o Mercado Municipal, Dr. Diamantino Furtado, onde se prevê grande animação.

No sábado, dia 2 de novembro, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado, terá lugar a cerimónia de abertura da Feira dos Santos 2019, com uma Sessão Protocolar, pelas 10h30. O momento contará com a atuação da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde. Ainda no sábado terá lugar o “Arraial dos Santos”, entre as 21h00 e as 01h00, no mesmo local, que contará com a atuação de Tiago Maroto, do Dj Fernando Oliveira e do Dj David João.

No domingo, dia 3, o programa televisivo “Somos Portugal” será transmitido em direto, na TVI, a partir do Largo Dr. Couto. A emissão decorrerá entre as 14h e as 20h, contando com as atuações de vários artistas, bem como a divulgação e promoção do que de melhor Mangualde tem para oferecer e visitar.

E os concursos voltam a ter destaque nesta Feira dos Santos 2019. Terá lugar o concurso de fotografia, nos dias 2 e 3 de novembro, intitulado “Um Olhar sobre a Feira dos Santos”, em parceria com Filipe Coelho Produções Fotográficas. As normas de participação estão em www.cmmangualde.pt. Decorrerá ainda o Sorteio “Pedir a todos os Santos” dirigidos a todos os que tenham o sobrenome Santos. Poderão ganhar um fim de semana para duas pessoas numa unidade hoteleira do concelho. O concurso inicia-se no sábado de manhã e termina no domingo às 16h00, tendo como parceiro o Hotel N. Sr.ª do Castelo.

E no domingo, dia 3, haverá outro momento alto, no Estádio Municipal de Mangualde, com “Um Salto para a Feira dos Santos” com o Grupo de Paraquedistas Fly – Skydive, pelas 11h00, se as condições atmosféricas o permitirem.

Muita animação e confraternização para quem visitar a Feira dos Santos!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *