Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Desfolhada Tradicional – Carreira Aldeia d’Ouro”na Póvoa de Lanhoso

Toda a comunidade está convidada a participar na “Desfolhada Tradicional – Carreira Aldeia d’Ouro”, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma promovem no próximo dia 20 de outubro.

Recordar e valorizar os trabalhos árduos do campo, muitas vezes camuflados pela alegria de momentos vividos em comunidade, são os objetivos que se pretende alcançar através desta Desfolhada Tradicional na Aldeia de Carreira, considerada pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave uma das “aldeias da saudade”.

O programa da desfolhada integra a caminhada “Caminhar e Desfolhar em Sobradelo da Goma” (10h00), com aproximadamente 10 quilómetros; engloba ainda uma exposição de artesanato e produtos locais (14h00); cantares tradicionais (14h30); o tradicional cortejo da desfolhada (16h00), com a participação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim, do Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada e do Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso; e a própria desfolhada (16h15). O programa apresenta, a finalizar, uma Merenda na Eira (18h00) bem acompanhada com vinho verde regional, bolo com sardinha, porco no espeto e fruta da época.

Estão pois reunidas as condições para uma grande festa minhota, embelezada por casarios tipicamente agrícolas, em que o cimento ainda é um elemento desconhecido, por ruas estreitas, cobertas com as típicas ramadas para a produção de vinho e por animais vindos das pastagens do Monte do Merouço.

Esta atividade faz parte de um conjunto de ações da operação “EEC PROVERE Minho Inovação”, aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *