Arouca, Sociedade

Visões do Futuro chega a Arouca em outubro

Numa altura em que estão no centro da atualidade os debates sobre um futuro sustentável, melhores opções de mobilidade e hábitos de vida saudável, Arouca recebe o evento Visões do Futuro, que se realiza no dia 11 de outubro, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, numa organização conjunta da DECO PROTESTE, da AGA – Associação Geoparque Arouca e da Câmara Municipal de Arouca.

Estes serão os temas que vão estar em cima da mesa, destacando as boas práticas em vigor na região e os grandes desafios da humanidade: as alterações climáticas e o ambiente.

A anfitriã e presidente da Câmara Municipal de Arouca e da AGA – Associação Geoparque Arouca, Margarida Belém, lança o evento: “As alterações climáticas são hoje a maior ameaça ambiental que enfrentamos e todos nós, sem exceção – cidadãos comuns, empresas, governos, economias e, mais importante de todos, a natureza e a biodiversidade – estamos a ser afetados pelas mesmas. Assim, conhecer, preparar, antecipar e agir, procurando minimizar as consequências das alterações climáticas no nosso concelho que, recorde-se, tem como matriz fundamental identitária o seu património natural, que se encontra reconhecido pela UNESCO, é um dos maiores desafios que temos. Este evento da DECO PROTESTE ao qual, desde o primeiro momento o Município prontamente aderiu, configura-se como uma oportunidade para juntos definirmos um caminho de intervenção para o futuro.”

O ciclo de conferências tem início com uma apresentação sobre ‘Ambiente, floresta e os cenários de futuro que podemos construir’, feita pelo keynote speaker Carlos Fonseca, biólogo e professor da Universidade de Aveiro. Segue-se uma mesa redonda onde se abordam as ‘Alterações climáticas: um grande desafio para a Humanidade’, e que irá contar com a presença de Henrique Sánchez (UVE – Utilizadores de Veículos Elétricos), António Duarte (AGA – Associação Geoparque Arouca), Rui Berkemeier (Investigador) e Bruno Santos (DECO PROTESTE). Com moderação do jornalista Augusto Madureira, SIC Notícias.

Vanessa Soares, Câmara Municipal de Arouca, apresenta o estudo de caso “Estratégia municipal para a adaptação às alterações climáticas” e Rita Rodrigues, Diretora de Public Affairs da DECO PROTESTE, encerra a sessão.

Para Bruno Santos, da DECO PROTESTE, “é cada vez mais importante que nos habituemos a olhar para todo o território e a contactar com o país sem ser pela televisão. É crucial ir ao encontro das realidades locais, onde se desenvolvem grandes ideias e projetos inovadores. No Visões do Futuro privilegiamos a discussão aberta a todas as ideias e pontos de vista, mas com uma orientação comum: contribuir para a construção de soluções reais para pessoas reais.”.

“E aproveitamos para projetar o grande evento em Lisboa, que se realiza uma semana depois, nos dias 18 e 19”, acrescenta o responsável da organização de defesa do consumidor.

As conferências decorrem na Loja Interativa de Turismo de Arouca. A entrada no evento é livre.

Para assistir às intervenções e debates necessita apenas de confirmar a sua inscrição através do email: [email protected]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *