Educação, Póvoa de Varzim

Alunos de escola da Póvoa de Varzim venceram concurso e viajaram até Bruxelas

Os alunos da Escola Dr. Flávio Gonçalves que venceram o concurso “Eu sou Europeu” 2018/2019 partiram para Bruxelas no passado dia 11 de setembro, numa viagem que todos consideraram uma oportunidade única e inesquecível.
No período compreendido entre o dia 11 e 13 de setembro de 2019, um grupo de alunos do 8º e 9º anos da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, sob a orientação das professoras organizadoras Anabela Torre, Angelina Santos e Cristina Ferreira, deslocou-se a Bruxelas, fruindo o prémio justo, resultante do primeiro lugar conseguido no concurso “Eu sou Europeu” em maio do ano letivo de 2018/19.A viagem teve o seu início com o encontro do grupo de alunos e professoras responsáveis no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelas 5 horas da manhã, aportando em Bruxelas, capital da Bélgica, pelas 10h35 locais.

Após instalação no Van Belle Hotel, nos arredores de Bruxelas, realizaram-se as visitas ao Hemiciclo do Parlamento Europeu, onde foram recebidos de forma excecional pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, que teceu largos elogios ao grupo de alunos poveiro pelo prémio conseguido e oportunidade alcançada, e a tão poucos acessível, e pelo Dr. António Vale, que fez uma excelente visita guiada, mostrando, in loco, o funcionamento das sessões parlamentares europeias.

O segundo dia teve início, logo pela manhã, com a visita ao Quartier Européen, sede da Comissão Europeia e centro da Europa, onde os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre as instituições europeias, circular pelo centro de visitas e almoçar na sua cantina, embora com rigorosas medidas de segurança.

A tarde foi ocupada com as visitas ao Parlamentarium, o maior centro de visitantes parlamentar da Europa, e à Casa da História da União Europeia. Nestes espaços, os alunos puderam viajar de forma interativa pela História da Europa.

O último dia foi preenchido com a visita ao Forte de Breendonk, um campo de concentração e deportação durante a Segunda Guerra Mundial, e à cidade de Antuérpia.

Apesar de um programa bastante preenchido e intenso, ainda foi possível visitar os principais pontos turísticos da cidade de Bruxelas, nomeadamente ao Manneken Pis, Grand Place, Palais du Roi, Galeries Saint-Hubert, Catedral Saint Michael, Mont des Arts, entre outros.

Foram, sem dúvida, três dias magníficos que permitiram a estes alunos contactarem diretamente com a sede da comissão europeia e com a cultura belga, que todos consideraram uma oportunidade única e inesquecível. Para esta viagem, contaram com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *