Montijo, Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade a decorrer no Montijo

Com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a mobilidade sustentável, o Município do Montijo adere, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade. De 16 e 22 de setembro, há diversas atividades para participar e experimentar, este ano, sob o lema Caminha Connosco!

Durante toda a semana, há iniciativas dirigidas à comunidade escolar, mas também abertas a toda a população, procurando evidenciar que caminhar e pedalar traz muitos benefícios à nossa saúde, ao ambiente e até à nossa carteira!

Comecemos pelo Concurso “Onde Andas” que pretende incentivar aos passeios pela cidade. Ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, vão estar espalhados 20 símbolos, em locais públicos de interesse sustentável, que representam saúde, mobilidade, natureza, bem-estar, recursos naturais, transportes públicos, espaços verdes e de lazer, entre outros. A ideia é realizar passeios pela cidade, descobrir estes símbolos, o seu significado e enviar as respostas à Casa do Ambiente ([email protected]). Haverá prémios para os vencedores.

No dia 20 de setembro, o Bike To School vai promover o uso correto e seguro da bicicleta junto dos alunos das escolas do 2.º e 3.º ciclos e escolas secundárias. O ponto de concentração será o parque de estacionamento junto à ciclovia próxima da rotunda do Isidoro, às 8h00, com destino à EB D Pedro Varela e à Escola Secundária Jorge Peixinho, sendo o percurso feito essencialmente pela ciclovia. Outros percursos poderão ser articulados entre eventuais escolas que queiram participar e a Casa do Ambiente.

As escolas, nomeadamente do 1.º e 2.º ciclos, podem também participar no PediBus, que tem como objetivo promover a deslocação a pé nos percursos casa-escola. Este projeto já existe em muitas cidades e consiste em delinear-se um percurso que, diariamente, é utilizado pelos alunos acompanhados de adultos. As escolas interessadas em participar nesta iniciativa deverão articular a definição de horário e percurso com a Casa do Ambiente.

Na Praça da República, no dia 21 de setembro, entre as 10h00 e as 16h30 vão decorrer um conjunto de atividades para todos os gostos: pode vir experimentar veículos elétricos, saltar nos trampolins dynamicbungee, trazer o seu cão para uma Cãominhada e os mais pequenos têm ainda, à sua disposição, atelieres criativos.

Para o dia seguinte, 22 de setembro, no mesmo horário, mas junto ao Parque Municipal pode pedalar com diversão em triciclos, trazer os seus patins, bicicleta, skate, entre outros e participar nos diversos percursos dos Passeios sobre Rodas. A partir das 10h00, haverá também uma Caminhada pelo Património, com visita guiada aos principais pontos de interesse da nossa cidade.

Também no dia 22 de setembro, entre as 9h00 e as 12h00, a Área Metropolitana de Lisboa promove a iniciativa Pedale Connosco, um passeio na margem sul com partida dos vários municípios Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal) até ao Parque da Vila – Quinta do Conde. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias até 19 de setembro em www.aml.pt.

Mais informações e inscrições na Casa do Ambiente, através do 21 231 47 76 ou do email [email protected]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *