Celorico de Basto, Sociedade

Romaria Arciprestal à Nossa Senhora do Viso levou milhares a Celorico de Basto

No dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, decorreu a Romaria Arciprestal à Nossa Senhora do Viso, em Celorico de Basto. A cerimónia religiosa principal destas festividades foi presidida pelo Bispo emérito de Portalegre – Castelo Branco, Dom Augusto César Silva, e orientada pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa.

Os milhares de pessoas que se deslocaram a este Santuário para realizar as suas promessas e orações são a demonstração efetiva da fé em Nossa Senhora do Viso. “Estamos todos aqui reunidos neste monte, neste lugar mágico de culto para agradecermos a nossa Senhora, nossa intercessora, pelas graças concedidas, para que nos dê força para continuar, para que nos conceda a capacidade de nunca desistir, para que nos ajude a sermos melhores, Homens de bem, para que nos oriente para a justiça, para a verdade, para a fraternidade” palavras de Dom Augusto César.

Também o Arcipreste de Celorico de Basto olha para este Santuário como a expressão da fé. “Aqui acolhem milhares de peregrinos não apenas durante estes dias, mas durante o ano, Homens que depositam as suas vidas numa fé inabalável à virgem nossa Senhora, devotos, crentes, fiéis, que acreditam de forma esperançosa num amanhã melhor”.

Antes da eucaristia campal e principal destas festividades foi organizada uma procissão com o andor de Nossa Senhora do Viso e todas as bandeiras de todas as paróquias do Arciprestado até ao recinto da eucaristia. Terminada a eucaristia, a procissão seguiu até à ermida com uma paragem junto à imagem de pedra de Nossa Senhora do Viso, inaugurada naquele instante. “Protegei com a vossa graça os fiéis que ergueram esta imagem da virgem Santíssima, para que gozem sempre da Vossa proteção e gravem em seus corações a imagem que os seus olhos contemplam, sejam firmes na fé, inabaláveis na esperança, diligentes na caridade, sinceros na humildade, fortes no sofrimento, dignos na pobreza, pacientes na adversidade, solidários na prosperidade e promotores da paz e da verdadeira justiça” disse Dom César augusto.

As cerimónias do dia 8 de Setembro contaram também com a presença de várias edilidades nomeadamente com o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, devoto de nossa Senhora do Viso. “Este é um santuário marcante para todos os celoricenses, para todos os devotos de Nossa Senhora do Viso, hoje estou aqui no exercício das minhas funções enquanto Presidente da Câmara Municipal, mas, se assim não fosse, estaria aqui da mesma forma, com a mesma fé”.

Durante a tarde, os peregrinos a este Santuários assistiram a um cartaz cultural promovido pela organização das festividades, a Comissão Fabriqueira de Caçarilhe, tendo culminada com a procissão religiosa em honra de Nossa Senhora do Viso.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *