Educação, Matosinhos, Sociedade

Câmara de Matosinhos garante transporte gratuito para alunos 365 dias por ano

A Câmara de Matosinhos aprovou em reunião pública do Executivo, a atribuição de passes escolares gratuitos aos alunos matriculados nas escolas de Matosinhos, com idade igual ou superior a 13 anos.

O passe monomodal “Estudante-Maré” surge como medida complementar ao Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), que garante a gratuitidade a menores até aos 12 anos de toda a área metropolitana, a partir de setembro.

O passe “Estudante-Maré” servirá para ser usado no transporte público operado pela ViaMove que, no início deste ano, substituiu a Resende no concelho e é responsável por 63% da operação realizada por transporte público do município.

Esta medida deverá abranger entre oito e nove mil estudantes e implicará um investimento da autarquia até 500 mil euros, mediante o número de pedidos de passe que irá receber.

As inscrições terão início até ao final da primeira quinzena de agosto e poderão ser feitas através do site www.maredematosinhos.pt.

A Câmara Municipal de Matosinhos pretende, desta forma, fomentar uma maior utilização dos transportes públicos junto das novas gerações, e também dos seus familiares, no distrito do Porto.

Este passe garantirá acesso a toda a rede de transportes públicos Maré, não apenas para uso casa-escola, e será válido durante 12 meses, tanto no período letivo como nas férias. Pretende-se, em simultâneo, contribuir para diminuir a utilização do transporte individual nas deslocações entre casa e escola, para a indução de novos hábitos de uso de transporte público para satisfazer diferentes necessidades de mobilidade, diminuir o custo das famílias com o transporte públicos, numa medida que se vai certamente refletir numa diminuição dos constrangimentos de trânsito, na melhoria da qualidade de vida das populações de Matosinhos e na descarbonização da economia na área dos transportes, sendo também uma medida de combate às alterações climáticas.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *