Oliveira de Azeméis, Turismo

Festival de Espantalhos em Oliveira de Azeméis com balanço “muito positivo”

A Câmara de Oliveira de Azeméis faz um balanço positivo da segunda edição do Festival de Espantalhos de Portugal Francisca OAZ.

Ao fim de dois meses e com um programa recheado de atividades, o festival encerrou com a entrega dos prémios Francisca OAZ na biblioteca municipal.

“O balanço é muito positivo pela participação e envolvimento da população nas atividades bem como pelo interesse crescente dos visitantes e pelo impacto mediático que o festival teve”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

A coroação de Francisca como rainha dos espantalhos foi um dos pontos altos e uma das novidades do evento que contou com a participação de espanta pássaros de várias zonas do país.

Procurando recuperar uma tradição antiga, o festival colocou na rua centenas de espantalhos no centro da cidade e nas freguesias dando um ambiente diferente e colorido a varandas, janelas e espaços públicos.

Além da coroação de Francisca, o festival ficou marcado por momentos de arte urbana com intervenções murais do espanhol Manolo Mesa, da portuguesa Aheneah e de quatro jovens artistas oliveirenses que trouxeram à cidade novos elementos atrativos.

Também houve espaço para a “art bench” com a pintura de bancos de rua do centro histórico, inspirada no escritor Ferreira de Castro.

Direcionado a todo o tipo de público, as atividades, sempre associadas à temática dos espanta-pássaros, alargaram-se a outras áreas desde o bailado Francisca OAZ à hora do conto, a um workshop de costura sustentável, música, showcooking de alimentação saudável e sessões de “Há Domingos assim”.

Também inseridos no programa decorreram os concursos de espantalhos, fotografia e art bench.

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Clínica dentaria para a aplicação de Facetas Dentárias pode consultar a Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *