Celorico de Basto, Sociedade

Festas de Celorico de Basto com João Pedro Pais

O Cortejo etnográfico voltará a ser o ponto alto destas festas. A iniciativa conta com a participação das juntas e uniões de freguesia do concelho que aproveitam o momento para dar a conhecer as suas particularidades com realce para os usos, costumes e tradições que as diferenciam.

“Está tudo pronto para darmos início às Festas do Concelho em Honra de S. Tiago, festas que dão as boas vindas aos emigrantes que regressam à terra para o merecido período de descanso e que usufruem de todo um programa, também feito a pensar neles” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca destacou o Cortejo etnográfico mas também toda a animação proporcionada para animar miúdos e graúdos. “Como sempre o nosso cortejo etnográfico mostra-se como ponto alto destas festividades que procuram valorizar o que é da terra, uma valorização que se evidencia também, com o despique dos grupos de bombos locais e o festival de folclore também protagonizado pelos ranchos do concelho. São festas em honra do padroeiro, S. Tiago, e por isso, em dia de feriado Municipal, 25 de julho, terá lugar na capela da Senhora da Conceição, a “missa solene”. E, sendo estas as festas do concelho, “não abdicamos de proporcionar aos nossos visitantes e residentes, dentro das nossas possibilidades, bons concertos musicais, com grandes bandas. Na noite de sexta a animação estará a cargo de Jorge Ferreira, no sábado será a vez de João Pedro Pais animar os presentes com os seus reconhecidos temas”. Joaquim Mota e Silva realçou a versatilidade da programação para as festas ao direcionar atividades para as várias faixas etárias. “Relembro que no sábado, depois da sessão de fogo-de-artifício irá decorrer o S. Tiago toda a noite” que não é mais que a continuação das festividades pela noite dentro e que procura atrair os mais jovens. A animação será proporcionada por dj´s na quinta do Prado”. O autarca deixou o convite a todos para que “aproveitem da melhor forma as festas do concelho, festas que vivem entre a tradição e a inovação”.

Estas festas do concelho arrancam oficialmente a 25 de Julho, feriado Municipal, e terminam a 28 de julho. São esperadas milhares de pessoas nas ruas a assistir ao tradicional cortejo etnográfico, aos concertos e à restante programação incluída nestas festividades.

 

Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech

Marque a sua consulta de psicologia na clinica Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *