Educação, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Jogos de tabuleiro como uma forma lúdica entre os jovens da Póvoa de Lanhoso

Já decorreu a entrega dos diplomas aos alunos e às alunas que participaram nas sessões de capacitação para a dinamização de jogos de tabuleiro.

Os alunos e as alunas foram selecionados/as pela escola e desafiados/as pela Team4School, equipa multidisciplinar do município, a descobrir o mundo dos jogos de tabuleiro. As sessões iniciais decorreram na Escola EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio durante o segundo período letivo. Face ao interesse manifestado pelos alunos e pelas alunas, foram agendadas duas outras sessões, durante a interrupção letiva para as férias da Páscoa, no Espaço Jovem.

A capacitação destes alunos e destas alunas tem como intuito que sejam capazes de, per si, dinamizar atividades futuras naquela escola, dando sustentabilidade às ações realizadas pela equipa multidisciplinar Team4School, inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave.

Este tipo de jogos são um instrumento de excelência para desenvolver as mais variadas competências das crianças e dos jovens, de uma forma atrativa, pois, entre outras, melhoram a concentração, impulsionam o respeito pelas regras, desenvolvem as capacidades intelectuais, estimulam as atividades em equipa e facilitam a gestão da frustração.

O jogo de tabuleiro reestabelece os laços e a comunicação de uma forma lúdica e delicada. Prova disso mesmo são as mensagens deixadas pelos alunos e pelas alunas, no final da última sessão: “Podemo-nos conhecer melhor através dos jogos de tabuleiro e adquirir novos conhecimentos” e “Podemo-nos divertir, passar bem o tempo sem tecnologias e os responsáveis são muito simpáticos. Isto foi muito bom”. Esta entrega decorreu no dia 5 de junho de 2019.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *