Seixal, Sociedade

Autarquia do Seixal entrega transporte adaptado à Associação Nacional de Pais e Amigos Rett

A Câmara Municipal do Seixal entrega na sexta-feira, dia 14 de junho, às 16.30 horas, à ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett uma viatura de transporte adaptado. A cerimónia decorre na sede da associação, em Amora.

Recorde-se que, no dia 6 de dezembro, a autarquia assinou com a ANPAR um contrato-programa para a cedência da referida viatura, no valor de 68 mil euros, que servirá para a deslocação das crianças e jovens que frequentam esta instituição.

A assinatura deste contrato-programa surge no âmbito da atribuição de várias comparticipações financeiras que a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a efetuar junto das associações do concelho, com o objetivo de apoiar o trabalho que estas desenvolvem ao longo do ano em prol da população do município.

A instituição dá resposta a toda a área de multideficiência. Na sede apoiam 5 crianças que frequentam a associação depois da escola e 10 jovens com mais de 18 anos que terminaram a escola e necessitam de respostas terapêuticas e lúdicas durante o dia. A ANPAR dispõe de uma sala para atividades, uma sala de informática e um ginásio para terapia, onde existe um espaço Snoezelen, equipado com material para estimulação sensorial.

Sobre a associação

A ANPAR – Associação Nacional Pais e Amigos Rett é uma instituição particular de solidariedade social, fundada em 2002 por um conjunto de pais que vivia a realidade de ter tido uma filha portadora de uma disfunção neurológica complexa, que afeta crianças do sexo feminino e que de múltiplas formas vai tornando a criança totalmente dependente na satisfação das suas necessidades ao longo da vida.

A principal missão da ANPAR é promover a melhoria da qualidade de vida dos portadores da síndrome de Rett e suas famílias; o conhecimento e sensibilização em relação a esta doença; promover o acesso a meios de diagnóstico e terapêutica; angariar fundos e estabelecer intercâmbio com organizações similares nacionais e internacionais.

A associação procura atuar em vários setores (educacional, médico, jurídico-social) pela implementação de ações e projetos de carácter informativo (sensibilização para a doença) e interventivo (criação de apoios e respostas sociais). Anualmente realiza dois encontros de famílias para convívio e partilha de experiências. A associação tem um gabinete de apoio e atendimento às famílias nas suas necessidades e público em geral e faz encaminhamento para serviços e apoios especializados, através da rede de parceiros sociais. Angariam fundos e ajudam as famílias financeiramente, na aquisição de ajudas técnicas e equipamentos, assim como na realização de obras de adaptação nos seus domicílios. Realizam sessões de esclarecimento e sensibilização para esta doença e ajudam na integração escolar e associações de pais no âmbito do ensino especial.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *