Cultura, S. João da Madeira, Sociedade, Turismo

Festas da Cidade de S. João da Madeira abrem com marchas e encerra com concerto de Mickael Carreira

Como já é tradição, as Festas da Cidade de S. João da Madeira abrem com as Marchas Populares, que se realizam a 19 de junho, na Avenida da Liberdade. Com início marcado para as 20h45, este desfile envolve cerca de 2.000 participantes, a maioria dos quais crianças e jovens das escolas da cidade.

Este momento atrai muito público, que se aglomera na rua para acompanhar o início das festividades do “S. João” na cidade, que se prolongam até 24 de junho, data para a qual está agendado outro dos destaques do programa: o concerto de Mickael Carreira, no Jardim Municipal, às 22h00. Logo a seguir, tem também aí lugar o espetáculo de fogo de artifício que encerra a edição deste ano do evento.

Até lá, a Comissão de Festas promete muitos mais motivos de interesse. Assim, no dia 20 de junho, no largo em frente à entrada principal do Fórum Municipal, haverá uma aula de fitness, às 20h00, a anteceder a Noite de Fados, marcada para as 22h00. Para 21 e 22 de junho, às 22h30, no Jardim Municipal, estão programadas as atuações de Cláudia Caramelo e da Banda Oriente, respetivamente.

No domingo, 23 de junho, véspera de S. João, será realizada uma arruada até à Santa Casa da Misericórdia, com início às 15h00 e que será acompanhada pela Banda de Música de S. João da Madeira e pela Banda da Carvalheira Terras do Bouro. À noite, pelas 21h30, de novo no Jardim Municipal, é o momento para um Encontro de Bandas Filarmónicas.

O programa de animação musical complementa a vertente religiosa das Festas da Cidade, da qual se destacam a Procissão das Velas (22 de junho, às 21h30, da Capela de Sto. António à Igreja Matriz) e a Procissão Solene (23 de junho, às 17h00, com saída e chegada na Igreja Matriz), atraindo multidões e envolvendo numerosos figurantes e músicos, pelas ruas da cidade. que acompanham, pelas ruas de S. João da Madeira.

Alterações de trânsito

A realização das Festas da Cidade tem implicações ao nível do trânsito, para as quais se agradece a melhor compreensão de todos e uma especial atenção à sinalização provisória, bem como às indicações das autoridades.

Estas alterações da circulação automóvel têm particular incidência na zona em que decorrem as festividades até 24 de junho, nomeadamente no troço da Avenida da Liberdade paralelo ao Jardim Municipal e ruas adjacentes, bem como na Rua João de Deus, para a realização das marchas populares, no dia 19 de junho.

A Procissão das Velas e a Procissão Solene, nos dias 22 e 23 de junho, respetivamente, motivarão também condicionamento temporários da circulação automóvel aos longo dos respetivos percursos.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *