Albergaria-a-Velha, Sociedade, Tecnologia

Albergaria-a-Velha aposta na promoção da inclusão digital

O Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver um programa de mentoria para a inclusão digital dirigida a técnicos/as da Autarquia e organizações que desenvolvem ações junto da população com deficiência e minorias étnicas. Até meados de julho, 11 participantes estão a receber formação na Incubadora de Empresas, desenvolvida pelo Serviço de Educação Contínua da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade do Porto.
O programa de mentoria para a inclusão digital, desenvolvido no âmbito da iniciativa Portugal INCoDe.2030, visa capacitar técnicos/as para a promoção da igualdade de acesso e utilização das novas tecnologias junto das faixas da população mais vulneráveis à exclusão digital, como seniores, pessoas com deficiência e/ou incapacidade e minorias étnicas. De acordo com a formadora Cristina Ferreira, “a inclusão no mundo digital pode ser um veículo ou potenciar a inclusão em outras esferas da sociedade e levar, por exemplo, a uma maior participação cívica, a uma maior autonomia, a um aumento do capital social, melhor saúde e qualidade de vida e até a uma diminuição de custos.”

Ao longo das várias sessões, vão ser desenvolvidos cinco módulos de formação com os seguintes temas: Pessoas idosas e pessoas com deficiência; Diversidades culturais e étnicas; Estratégias pedagógicas de mentoria; Novas tecnologias de comunicação e Inclusão e relação humana.

Para o Município, a capacitação digital pode ser um meio para resolver diversas problemáticas, nomeadamente o isolamento social, a exclusão social, o insucesso escolar, o desemprego, entre outras. Através do programa de mentoria, a Câmara Municipal quer continuar a implementar uma estratégia de desenvolvimento local de literacia digital, com vista ao exercício pleno da cidadania e à inclusão.

A iniciativa Portugal INCoDe.2030 constitui uma ação integrada de política pública orientada para o estímulo e garantia do desenvolvimento de competências digitais, preparando a comunidade para um futuro que se configura cada vez mais incerto e complexo, tendo em conta a evolução social e tecnológica da sociedade do Séc XXI. O Município de Albergaria-a-Velha enquadra-se nesta iniciativa através do Eixo 1 – INCLUSÃO, que tem como âmbito  “assegurar a generalização do acesso equitativo às tecnologias digitais a toda a população, para obtenção de informação, comunicação e interação”.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *