Paredes de Coura, Sociedade, Turismo

XXVI Feira Mostra de produtos regionais do Alto Minho em Paredes de Coura

Os mais típicos petiscos, fumeiro, bolo do tacho, broa caseira, doçaria e demais produtos de confeção tradicional de sabores únicos, mas também artesanato diverso, como cestaria, artigos em couro, madeira e metal, têxteis manufaturados com técnicas e instrumentos ancestrais, artesanato urbano e decorativo marcam presença nesta XXVI Feira Mostra de Produtos Regionais do Alto Minho, que de 7 a 9 de junho está patente no Largo Hintze Ribeiro, em Paredes de Coura.

Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Mostra Coura, por esta XXVI Feira Mostra vão passar sete dezenas de expositores, bem como 20 tasquinhas a representar as associações culturais deste concelho do coração do Alto Minho e que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos.

Vocacionada para a exposição e venda de produtos tradicionais, doçaria conventual, doçaria regional, mel, compotas, vinhos, licores ou outros produtos derivados da terra, ao percorrer a Feira Mostra é nas tasquinhas das associações que toda a animação começa e também termina. Começa com os petiscos da terra, joias da nossa gastronomia de apurado e acentuado sabor, cativando o visitante até ao seu encerramento.

Festival de Folclore + Artesãos ao vivo

Do Alto Minho e de outros pontos do país, esta XXVI Feira Mostra tem também patente artesanato diverso, com a presença de mais de três dezenas de artesãos alguns dos quais a trabalhar no local as suas próprias peças. Na tarde de sábado merece também particular destaque o Concurso do Bolo do Tacho e Biscoitos do Minho, dois incontornáveis produtos da nossa terra cuja característica forma de os confecionar atravessa gerações.

A animação musical é outro dos ingredientes que faz desta Feira Mostra uma iniciativa incontornável, donde se destaca no domingo o Festival de Folclore, mas também o ribombar de bombos, rusgas de concertinas, grupos de baile e arraiais noturnos bem característicos deste concelho. Pelo Festival de Folclore vão passar o Rancho Folclórico da Casa do Minho (Lisboa), Rancho Folclórico de São Pedro da Raimonda (Paços de Ferreira) e o Rancho Folclórico Camponês de Bico (Paredes de Coura).

A Fanfarra Káustica abre a Feira Mostra, mas também os Sete Saias, Banda da Caneca (Vila Real), VivoDance, Bruno Pereira e Banda VIP dão o som e o tom a três dias de festa nesta XXVI Feira Mostra de Produtos Regionais, em Paredes de Coura, que ano após ano se revigora para nos trazer o melhor da nossa terra e do Alto Minho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *