Albergaria-a-Velha, Destaque, Sociedade, Turismo

Romanos tomam de assalto a Branca. Albergaria-a-Velha

O Parque do Porto de Riba, em Soutelo – Branca volta a ser “invadido” pelos romanos entre 7 e 9 de junho. Pelo quarto ano consecutivo, a APPACDM de Albergaria-a-Velha organiza o Festival Romano Talabrigae ex Libris, uma viagem ao passado onde não faltam gladiadores, centuriões, bárbaros rebeldes, dançarinas cativas e muitas outras personagens de há dois milénios. A inauguração oficial é às 18h00 de sexta-feira.

Talabrigae ex Libris tem como objetivo promover a cultura romana, o associativismo, e principalmente a inclusão e o apoio às pessoas portadoras de deficiência mental. Nesta viagem no tempo, pode-se reviver e participar nas recriações históricas, no quotidiano e comércio romano, conhecer as artes e ofícios, visitar as termas e a exposição de animais exóticos, assistir a espetáculos de musica, dança, luz, água e som, degustar a gastronomia local, conversar com as ninfas, poetas e muito mais.

Além das atrações fixas, como a área de artesãos, o aldeamento celta, as tabernas ou a fazenda dos animais, o festival vai proporcionar diversos espetáculos que recriam o ambiente de época, com destaque para o Thermae Chorus Aquarum (sexta – 22h00; sábado- 15h30), o espetáculo de fogo Saudação à Deusa Desta (sexta – 23h30; sábado – 00h00), a Tomada da Aldeia (sábado – 17h30; domingo – 17h00), a Munera de Gladiadores (sábado – 19h00; domingo – 14h00) e Música Romana com utentes da APPACDM (sábado – 20h00; domingo – 16h00). Em termos de animação itinerante, a decorrer em diversos momentos ao longo dos dias, há trupes de farsantes, desfiles de centuriões e legionários e danças romanas, orientais e egípcias, entre outras atividades.

O bilhete diário para o Festival Romano Talabrigae ex Libris tem o preço de dois euros e o passe geral para os três dias custa três euros. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita. Toda a receita de bilheteira reverte a favor da APPACDM, nomeadamente para a construção de um novo Centro de Atividades Ocupacionais e a duplicação da capacidade do Lar Residencial Renascer.

O evento conta com a parceria do Município de Albergaria-a-Velha e o apoio da Junta de Freguesia da Branca, da Universidade de Aveiro e do Turismo do Centro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *