Desporto, Destaque, Melgaço

Paisagens deslumbrantes encantaram atletas no V Melgaço Alvarinho Trail

Adrenalina, aventura, descoberta, superação, conquista! São estas as palavras que melhor descrevem melhor o V Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço que, no passado domingo (26 de maio), levou até Melgaço cerca de 1700 entusiastas para uma corrida com a natureza. No Trail longo, António Almeida (Vitória Fc Trail Running) e Susana Echeverria (Coimbra Trail Running) foram os grandes vencedores. No Ultra Trail sagraram-se vitoriosos Mário Fonseca (NAST) e Maria Ferreiro (Boavista Trail).

O evento contou com a participação de atletas oriundos de Portugal, de Espanha e também de outros países. «Trilhos fantásticos. Riachos deslumbrantes. Vila acolhedora. Habitantes simpáticos. Organização excelente.», são alguns dos comentários dos participantes, radiantes com os trilhos desta edição. Um Ultra Trail de 47Km (inserida no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100 e no Circuito Regional de Trail Ultra da Associação de Atletismo de Viana do Castelo), um Trail Longo de 29Km e um Trail Curto de 17Km foram as propostas para esta edição. Este último acabou por ser anulado devido a problemas nas indicações do percurso, no entanto, a maior parte dos atletas prosseguiu à Descoberta de Melgaço.

Foram muitos os atletas que ficaram tristes por verem a sua prova desclassificada, mas, por outro lado, radiantes por conseguiram desfrutar das magníficas paisagens. «Independentemente da falha do Trail Curto, que existiu, valeu a pena cada um dos (21) kms percorridos. Agora, depois do devido pedido de desculpas, há que levantar a cabeça e trabalhar para termos em 2020 uma prova ainda melhor. Por mim, se for igual a 2019, já chega para repetir», refere Jorge Costa, um dos atletas do Trail Curto, na página de facebook do Melgaço Alvarinho Trail. Miguel Rocha, também atleta do Trail Curto, aguarda a próxima edição. «Ainda não perdi a esperança de correr pelas vinhas de alvarinho e para o ano estarei de volta se possível.» E José Dias: «Pela primeira vez a participar neste trail fiquei triste com o sucedido, mas, mesmo fazendo 22km ao acaso, adorei as paisagens e o percurso que fiz. Para o ano penso regressar, mesmo sendo longe de casa.». Mário Fonseca, o vencedor do Ultra Trail, também adorou: «Obrigado Melgaço, que grande prova aqui têm! Adoro correr no Alto Minho, as paisagens são espetaculares, os trilhos são do melhor que há», referiu.

«Organizar o Melgaço Alvarinho Trail tem sido um desafio, que de ano para ano nos preenche, nos entusiasma. Começámos em 2015 com cerca de 250 atletas. Este ano fomos cerca de 1700. É pelos atletas que o fazemos. Para lhes mostrar o nosso Melgaço, rodeado de paisagens de beleza ímpar. É por eles que o vamos continuar a fazer. Que vamos trabalhar arduamente, para que tudo corra da melhor forma.», atenta o diretor da prova, Igor Moreira, acrescentando que o evento «É fruto de uma equipa excelente e que sem eles nada seria possível!».

As provas do Trail longo – series 150 e do Trail ultra – series 100 pontuavam para o Circuito Nacional da ATRP e para o Circuito Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo. Houve ainda uma Caminhada de 13Km.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *