Albergaria-a-Velha, Sociedade

Exercício de Proteção Civil de âmbito Europeu Cascade’19 realiza-se em Albergaria-a-Velha

O exercício CASCADE´19 é organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Trata-se de um exercício que se realizará em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, de tipo LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação real de meios de proteção e socorro.

O objetivo é treinar e testar a capacidade de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Proteção Civil e da União Europeia, num cenário que prevê múltiplas e complexas situações de emergência, provocadas por sismos, condições meteorológicas extremas, inundações por cheias em cursos de água, acidentes com barragens, acidentes em complexos industriais e poluição marítima, que irão suceder em “cascata”.

Os diferentes Agentes de Proteção Civil, nacionais e internacionais, irão atuar segundo os protocolos operacionais fixados como se de ocorrências reais se tratassem, desencadeando as ações de resposta necessárias à resolução dos incidentes planeados, pondo em prática e testando as suas diversas capacidades e valências, designadamente de emergência médica, de evacuação de populações, de busca e resgate em estruturas colapsadas, de apoio social, de organização de zonas de concentração e de suporte às populações. Será igualmente testada a importante componente de receção, integração e coordenação dos meios das equipas internacionais que, numa situação real, possam ser chamados a intervir no quadro de um pedido de assistência internacional.
O exercício europeu CASCADE´19 mobilizará mais de 600 operacionais de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, indo desenrolar-se nos distritos de Aveiro, Lisboa, Setúbal e Évora.

Em Albergaria-a-Velha, o CASCADE’19 realizar-se-á nos dias 29 e 30 de Maio. No dia 29 de Maio, está previsto um cenário afeto à barragem de Ribeiradio-Ermida, com a simulação de uma abertura de emergência das comportas com a consequente formação de uma onda prevista que afetará os concelhos de Albergaria-a-Velha, Aveiro e Águeda, com a consequente inundação das margens do Rio Caima, onde será testado o autossalvamento da população, que terá o alerta através das sirenes localizadas em Valmaior. Também nesta freguesia será testado um equipamento para o tratamento de águas para consumo da população. No dia 30 de Maio, será efetuado um exercício de busca e salvamento na antiga fábrica de papel de Valmaior.

O Posto de Comando Municipal estará localizado na Biblioteca Municipal a partir do dia 29.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *