Albergaria-a-Velha, Cultura

Tournée Só 10 Anos de João Só passa por Albergaria-a-Velha

O cantor e compositor João Só está a comemorar uma década na música e a festa vai passar pelo Cineteatro Alba na noite de 23 de maio. O café-concerto tem início às 22h00 e é de entrada livre.

João Só nasceu em Coimbra em 1988 e mudou-se aos nove anos para Lisboa. Ouve de tudo, mas faz questão de cantar e de compor em português. As suas influências vão dos Beatles aos GNR, passando pelos Oasis, Clã, U2, Sérgio Godinho, Tom Petty, Rui Veloso, Elliot Smith, Quarteto 1111, Los Hermanos, Elvis Costello e Jorge Palma.

Começou a compor aos 15 anos e, desde então, nunca mais parou. Em Janeiro de 2008, juntou-se aos Abandonados e gravou o seu álbum de estreia. Em 2011, publicou Ela Só, o disco que deu a conhecer Sorte Grande, canção mais tarde interpretada em parceria com Lúcia Moniz. Um ano antes, formou com Miguel Araújo a dupla Mendes e João Só, e editaram o EP Não Entres Nesse Comboio Amor.

Em Coração no Chão, lançado em 2013, aprofundou mais do que nunca a veia Beatliana e o fascínio pelas grandes cantigas dos anos 60, das quais se sente herdeiro. Mais recentemente, em 2016, João Só envolveu-se em dois projetos aparentemente distantes um do outro, mas que têm em comum a destreza criativa – a parceria com Nuno Markl no projeto Dr. Paixão & Dr. Só, que esteve presente na antena da Rádio Comercial, em que João Só dava vida a cartas sob a forma de canção; o outro, com o título Deixem o Bullying Só!, de carácter sociopedagógico, que pretendeu alertar o público em idade escolar para o fenómeno do bullying nas suas mais variadas perspetivas – a vítima, o agressor, o ciberbullying e a neutralidade.

Em 2018 João Só reuniu em disco alguns dos seus melhores temas, com novas reinterpretações, bem como algumas novidades e está agora na estrada com a tournée Só 10 Anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *