Albergaria-a-Velha, Desporto

4.ª edição do Trail Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha

Encontram-se abertas as inscrições para a 4.ª edição do Trail Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, que tem lugar na manhã de 2 de junho, a partir das 9h00. Sob o lema “Não Somos Farinha Do Mesmo Saco”, o evento desportivo inclui dois trails (corridas em percursos de piso irregular) de 28 e 18 quilómetros, e duas caminhadas de 7 e 11 quilómetros. As inscrições devem ser efetuadas através do link lap2go.com/trail-rota-dos-moinhos-2019.
O Trail Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha visa incentivar a comunidade à prática da atividade física ao mesmo tempo que promove o rico património natural e molinológico do Concelho. A iniciativa é dinamizada pelo Município e conta com a parceria do Turismo Centro de Portugal.

Os dois trails têm início junto do Pavilhão do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela, na freguesia de Ribeira de Fráguas. A partir daqui, as pessoas participantes vão percorrer um conjunto de trilhos, levadas, leitos de rios e caminhos florestais, passando pela aldeia de Vilarinho de S. Roque, pelo Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas e pelas margens dos Rios Fílveda e Caima, em Valmaior, até à chegada na Quinta da Boa Vista/Torreão no centro de Albergaria-a-Velha. Quem optar pelo trail mais longo, de 28 quilómetros, poderá contar também com uma subida até às ruínas da Capela do Senhor dos Milagres, onde se podem desfrutar de vistas que abrangem as Serras de Arestal e do Caramulo, bem como a Ria de Aveiro e o mar. O Município garante o transporte gratuito em autocarro até Telhadela, com partidas da Quinta da Boavista às 7h30 e 8h15.

Quanto às caminhadas, elas vão passar pela Ribeira de Albergaria, pelos Tanques da Fonte da Bica, pelo Parque de merendas do Estuval, no Sobreiro, seguindo o percurso por caminhos florestais até ao Moinho de S. Marcos. Na caminhada maior, o trajeto continua até Fontão, freguesia de Angeja, passando pelo Moinho do Ti Miguel, Moinhos da Cova do Fontão, pela Ribeira do Fontão, e terminando no Largo da Capela da Nª. Srª. do Carmo.

Até ao dia 19 de maio as pessoas interessadas em participar nos trails podem usufruir dos preços especiais de 10 euros (trail longo) e 8 euros (trail curto). A partir desta data, os preços são de 12 euros e 10 euros, respetivamente. A participação nas caminhadas tem o preço fixo de 5 euros. O município oferece uma t-shirt técnica, saco e copo reutilizável, para evitar o recurso a garrafas de plástico no evento. Há também prémios para os melhores resultados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *