Seixal, Sociedade

Município investe cerca de 150 000 euros na ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal(CROACS) recebe o primeiro animal esta sexta-feira, dia 10 de maio, a partir das 9.30 horas, após obras de requalificação e ampliação.

Esta intervenção, num investimento municipal de cerca de 150 000 euros, contempla a ampliação das instalações para mais 70 boxes de alojamento, ficando o centro, no total, com mais do dobro da capacidade, podendo alojar de 150 a 200 canídeos.

Com esta obra são reforçadas as condições para o alojamento de canídeos em boxes individuais e duplas, providas de área suficiente e dignas para os animais em termos de abastecimento de água, higiene, iluminação (natural e artificial), ventilação, conforto térmico e acústico, bem como de sistema de alarme contra incêndios.

O Canil Municipal do Seixal foi criado em 1992 e tornou-se, em 2003, no primeiro canil/gatil do distrito de Setúbal, num espaço de alojamento provisório de animais, com capacidade para 60 cães e 12 gatos.

No início de 2017, o Canil/Gatil Municipal do Seixal foi licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal.

Compete ao CROACS o cumprimento das competências legais em vigor atribuídas aos Centros de Recolha Oficiais de Animais de Companhia, bem como a realização das ações de profilaxia médica e sanitária determinadas, exclusivamente, pelas autoridades sanitárias competentes, não podendo contudo desempenhar quaisquer funções do foro médico veterinário que desrespeitem quer a legislação em vigor, quer o disposto no Código Deontológico Médico Veterinário e que indiciem práticas de concorrência desleal.

De realçar a postura municipal inédita do Seixal que estabelece que os animais recolhidos não são abatidos. Esta decisão precede a lei aprovada em 2016 que generaliza a aplicação desta prática a todos os municípios. Neste contexto, a adoção responsável de animais é essencial ao sucesso desta política.

Mais informação sobre a atividade e competências do CROACS em cm-seixal.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *