Educação, Mangualde

[email protected] STEM de Mangualde promoveu a STEM Discovery Week

O Agrupamento de Escolas de Mangualde recebeu, entre os dias 23 e 26 de abril, a semana STEM Discovery Week 2019. O evento, promovido pela [email protected] STEM de Mangualde, proporcionou momentos de reflexão e de partilha, sob o slogan “Melhores práticas na utilização de recursos STEM inovadoras”.

STEM Discovery Week 2019 é uma iniciativa internacional conjunta que convida projetos, organizações e escolas em toda a Europa e em todo o mundo, a refletirem sobre carreiras e estudos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O foco principal da campanha deste ano foi mostrar como materiais didáticos e outros recursos de aprendizagem são utilizados em atividades educacionais.

No dia 23 de abril, os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico participaram na sessão “Ensinando Ciência com Magia”, com Filipe Monteiro FMJ Magia. Durante aquele momento, os estudantes assistiram a uma apresentação de truques mágicos, que tiveram por base um ou vários conceitos científicos, mas sempre com algum impacto visual, sempre acompanhados pelas explicações científicas dos fenómenos em causa. Durante esta sessão, foram apresentados em palco um conjunto de efeitos que, fundamentando-se em princípios científicos, transportaram os presentes ao imaginário, proporcionando-lhes momentos de descontraída aprendizagem (aprendizagem não-formal) que podem ser um complemento importante para o ensino formal.

No dia seguinte, durante um almoço/reunião de trabalho, com todos os colaboradores, parceiros e técnicos que fazem parte do projeto [email protected] STEM de Mangualde, fez-se um balanço deste primeiro ano da STEM em Mangualde. No final, o Vereador da Educação, Rui Costa, entregou aos parceiros uma fotografia das turmas envolvidas nas atividades realizadas nas suas instalações.

Seguiu-se a conferência “Partilha de Práticas Interdisciplinares”, dinamizada pela [email protected] STEM Mangualde e pelos conferencistas Bento Cavadas e Nelson Mestrinho (representantes do SCI&Math Creative Lab Santarém – Projeto ESE/IP Santarém que visa a inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, em ambientes de aprendizagem inovadores). O momento foi dedicado aos professores, Pais e Encarregados de Educação e alunos.

No último dia falou-se de robótica, durante o workshop “STEM & Robótica”. A sessão foi dinamizada para docentes e com várias intervenções. O professor Paulo Torcato, do Agrupamento de Escolas da Portela, debruçou-se no tema “Aprendendo matemática robotizando”, recorrendo à utilização do robot mbot, para resolução de problemas que envolveram a área da matemática. A professora Idalina Silva, do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, levou o tema “Micro: bit”, falando da utilização do micro: bit para análise do nível de humidade do solo que permita no futuro construir um sistema de rega automático, utilizando um servo motor e orientar a planta para aproveitar a máxima quantidade de luz, utilizando o sensor de luz do micro: bit. Os professores Manuel Figueiredo e Renato Castro, do EduFor, apresentaram o robot NAO.

Se precisa de empresa de marketing digital pode ver a Livetech

Se precisa de implantes dentarios pode fazer na clinica dentária Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *