Albergaria-a-Velha, Cultura

Município de Albergaria-a-Velha distingue criatividade na escrita no Festival criAtiva AUTORES

O Município de Albergaria-a-Velha, através da Rede de Bibliotecas do Concelho, vai distinguir os melhores trabalhos originais nas áreas da poesia e do conto no criAtiva AUTORES. O festival tem lugar no dia 24 de abril, pelas 18h00, no Cineteatro Alba.

O Concurso criAtiva Escrita integra a Agenda Municipal da Educação e visa fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade de utilizadores da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, bem como premiar e divulgar textos inéditos dos géneros lírico e narrativo.

A edição de 2019 do concurso recebeu um total de 54 trabalhos originais – 38 poemas e 16 contos – de escolas e da comunidade leitora em geral. O tema deste ano foi Mergulho na Natureza. Vai ser atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 100 euros ao melhor trabalho de cada uma das categorias de participação.

Num dia em que se celebra a criatividade na escrita, o festival vai incluir, ainda, a apresentação do livro Histórias da Ajudaris ’18, que contém sete poemas e contos de escolas dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca. A Ajudaris é uma associação que visa combater a fome, a pobreza e a exclusão social, através da educação e formação. Desde 2009, dinamiza o projeto Histórias da Ajudaris, um livro que compila textos elaborados por estabelecimentos de ensino de todo o país, ilustrados por artistas conceituados. As receitas da venda do livro apoiam crianças e famílias carenciadas sinalizadas, na sua maioria, por escolas.

Até ao final do mês de abril, a comunidade pode apreciar os textos elaborados por crianças do Concelho e as ilustrações que os acompanham numa exposição patente na Biblioteca Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *