Destaque, Porto de Mós, Turismo

Castelo de Porto de Mós recebe apresentação das Celebrações da Semana Santa

O programa das Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós foi apresentado publicamente, no Castelo de Porto de Mós. A Semana Santa inicia no próximo dia 14 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos e decorre até 21 de abril, Dia de Páscoa.

Nas palavras do Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, Porto de Mós é o único concelho de toda a região que nunca perdeu a tradição da assinalar a Semana Santa – refira-se que a Procissão do Senhor dos Passos, sempre teve lugar na vila – tradição esta que remonta ao tempo dos Agostinhos Pés Descalços e que se apresenta, agora, com um programa de atividades, culturais e religiosas, renovado.

As Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós procuram, sobretudo, permitir a quem participa e assiste, viver de forma intensa as cenas da vida de Cristo, neste período. É por este motivo que os momentos altos da semana – Domingo de Ramos e Via Sacra – são recriações que contam com a participação ativa da população e de grupos de crianças e jovens, orientados pelo Grupo de Teatro Leirena.

Frédéric da Cruz, diretor artístico do Leirena também marcou presença nesta apresentação e fez questão de frisar que, mais do que o trabalho artístico e teatral, inerente às recriações, é o sentimento de pertença e o ambiente que se vive pelo público que faz deste momento uma celebração tão intensa.

Já José Alves, pároco de Porto de Mós, salientou que levar a religião “para a praça pública” é fazê-la chegar a todos, referindo que as parcerias que permitem a concretização deste projeto são a prova de que ele é da e para a comunidade.

Relembramos que no dia 14 de abril, Domingo de Ramos, se dá início às celebrações com a recriação histórica da entrada de Jesus em Jerusalém. Neste dia a Ponte Nova, na vila de Porto de Mós, encontrar-se-á decorada com milhares de flores que criarão tapetes coloridos de beleza ímpar, feitos à mão.

Nos dias 15 e 16 de abril, a Igreja de São Pedro acolherá vários concertos, pelas 21h30. Já no dia 17 A Corda convida a viver um momento de reconciliação interior através da música, poesia e teatro.

Na Quinta-feira Santa o momento da Última Ceia e Lava Pés será recriado, às 21h00, também na Igreja de São Pedro.

Na Sexta-feira Santa, o momento alto das celebrações, terá início pelas 16h00, na Igreja de São Pedro, com a recriação histórica da Via Sacra, sob coordenação do Leirena Teatro, percorrendo as ruas da vila de Porto de Mós e terminando no Castelo.

Nos dias 20 e 21 de abril haverá celebrações religiosas na Igreja de São Pedro.

Porto de Mós convida, assim, a viver as Celebrações da Semana Santa, quer através da participação nas recriações, como figurante, ou na elaboração do tapete florido, quer assistindo às várias cerimónias e momentos culturais que compõem o programa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *