Felgueiras, Sociedade, Turismo

Festival do Pão de Ló em Felgueiras tem como embaixador Miguel Gameiro

O Festival do Pão de Ló é já um marco do concelho de Felgueiras. Realizado anualmente no “Fim de Semana de Ramos”, em 2019, o evento, tem como embaixador o artista e chefe Miguel Gameiro.

Nesta edição, o certame alia a tradição à contemporaneidade e terá, pela primeira vez, representação de receitas de Pão de Ló internacional e de doces típicos provenientes de 12 diferentes países.

Este ano o evento decorrerá na Praça Dr. Machado de Matos, no entanto, pela representatividade histórica e cultural criada pelas anteriores edições, o evento inicia e termina no Mosteiro de Pombeiro.

No dia 12 de abril, pelas 21h00, o Mosteiro de Pombeiro será palco de um concerto, pelo VOCAL ART ENSEMBLE, numa iniciativa que antecede a abertura do certame ao público, seguida da inauguração da exposição que retrata as operações do restauro do órgão de tubos do Mosteiro. Durante os dois dias do evento, a Rota do Românico proporciona visitas guiadas no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro aos seus visitantes, que depois são convidados a visitar o certame.

A cerimónia de inauguração, decorrerá no sábado, dia 13 às 15h00, na Praça Dr. Machado de Matos, iniciando com a recriação histórica “Entrega de mercê de fornecedora da Casa Real a Leonor Rosa da Silva”, seguindo-se um showcooking, pelo embaixador do evento, às 17h00.

Às 21h00 haverá sobremesa na Praça com o showcooking pela fábrica do Pão de Ló de Margaride, seguindo-se a atuação do artista Miguel Gameiro, pelas 22h00.

No domingo, o certame abre portas ao público às 10h00. A manhã será animada com um espetáculo para crianças, o Ruca, entre as 10h15 e as 10h45 e às 11h00 inicia a conferência subordinada ao tema “A importância do Pão de Ló no contexto da identidade Cultural”.

A conferência será moderada por Luísa Oliveira Santos, licenciada pela Universidade do Minho, empresária e Bloguer “No Mundo da Luísa” e contará ainda com a presença de uma comitiva de 6 bloguers e opinion makers internacionais que posteriormente terão a oportunidade de escrever artigos de opinião para promover internacionalmente o Pão de Ló de Margaride.

Os oradores desta conferencia são: Cristina Santos, Investigadora e autora de livros sobre Doçaria Tradicional; Cláudio Ferreira, representante da AEF, que apresentará o projeto de certificação do Pão de Ló de Margaride; Fátima Salgado, da Confraria do Pão de Ló, que fará uma abordagem sobre as diversas variedades de Pão de Ló existentes e sobre alguns projetos inovadores previstos para este ano. Nesta conferencia será ainda apresentado Pão de Ló do Japão -KASUTERA, por Ingrid Correia.

Durante a tarde, o Ruca voltará ao palco para animar os mais novos, pelas 17h00 e a cerimónia de encerramento ocorrerá às 19h00, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, onde se poderá assistir a um inesquecível concerto de órgão, pelo Maestro Rui Fernando Soares.

EXPOSITORES QUE ESTARÃO NO FESTIVAL!

Ao todo, serão 44 os expositores presentes no Festival de Pão de Ló de 2019. Para além do concelho de Felgueiras estarão representados os seguintes concelhos; Vizela, Ovar, Amarante, Alfeizerão, Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Trofa, Aveiro, Lamego, Santarém, Évora, Cabeceiras de Basto, Barcelos, Arouca, Braga, Arcos de Valdevez, Vila Nova de Famalicão. Os Açores e a Madeira também trarão os seus doces típicos, chás e licores.

Poderá ainda apreciar doces típicos de outros países que estarão representados nesta mostra internacional, a saber: Espanha, Japão, Polónia, Colômbia, França, Brasil, Venezuela, India, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

FINS DE SEMANA GASTRONÓMICOS

De 12 a 14 de abril, decorre em simultâneo, em Felgueiras a iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”. Desta forma, quem poderá aproveitar todos os momentos de cultura e lazer do nosso concelho e simultaneamente, apreciar nos restaurantes aderentes os pratos típicos selecionados e pernoitar nos alojamentos locais aderentes, beneficiando de simpáticos descontos nas estadias.

Presunto com broa, cabrito assado no forno, pão de ló de Margaride, regados com vinho verde, são algumas das iguarias que poderá apreciar.

PÁSCOA NA PRAÇA

A Praça Dr. Machado de Matos volta a ser palco de mais um projeto cultural, de dinamização urbana, alusivo às comemorações típicas desta época do ano, a “Páscoa na Praça”.

De 15 a 18 de abril durante o dia, os mais jovens podem participar em ateliers, oficinas de expressão plástica, dinâmicas de grupo e atividades de entretenimento diversas. Após o jantar, todos, em família, podem aproveitar e saborear o momento “Sobremesa na Praça”, e simultaneamente assistir a uma programação cultural diversificada, que abrange peças de teatro, concertos, música ambiente, cinema, e muito mais….

Faça parte do sucesso da “Páscoa na Praça”, que se realiza de 15 a 18 de abril na Praça Dr. Machado de Matos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *