Celorico de Basto, Desporto, Destaque

Celorico de Basto recebeu os melhores do Minho no Desporto

Celorico de Basto foi, no dia 11 de março, o palco de todas as atenções desportivas com a gala dos trofeus Desportivos “o Minhoto”, uma iniciativa que premiou aqueles que atingiram resultados de excelência em 2018.

João Sousa, tenista, e Diogo Dalot, jogador do Manchester United, foram dois dos 28 premiados com o troféu o Minhoto, atletas Celoridescentes que muito orgulham a comunidade local.

A iniciativa que decorreu pelo 22º ano consecutivo teve lugar pela primeira vez em Celorico de Basto numa organização da Associação “A nossa Terra” em parceria com o Município de Celorico de Basto.

A abrir a gala e em representação da organização, Ana Campos, deu a conhecer a todos os convidados desta gala, as particularidades e os objetivos desta iniciativa que se assume como “a grande festa do desporto minhoto, uma festa que sempre teve como preocupação, desde a 1ª hora, a valorização e reconhecimento de todo o fenómeno desportivo da região”. Acrescentou, ainda, que “na edição deste ano estão nomeados 84 atletas de 18 concelhos da região, acrescentando também, que no decorrer desta noite de festa serão homenageados 9 atletas Campeões do Mundo, bem como 17 atletas e um Clube Campeões da Europa, a exemplo do que tem sucedido em edições anteriores”.

Um evento notável que trouxe a Celorico “os melhores da região do Minho, aqueles que, em 2018, conseguiram alcançar resultados de excelência nas diferentes modalidades e atividades desportivas” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, anfitrião desta iniciativa. Durante a sua intervenção o autarca salientou a importância deste tipo de reconhecimento na valorização do desporto e da própria região, de facto “estas iniciativas são uma forma de mostrar o reconhecimento pelo sacrifício que muitos atletas fazem diariamente para atingir patamares de excelência. A valorização evidencia-se também quando há interesse na evolução de cada atleta, quando se criam infraestruturas de qualidade, quando se aprimoram formas de apoio que permitam que estes jovens possam crescer com uma retaguarda sustentada que os ajude a atingir o sonho. Sem retaguarda muitos destes jovens não estariam aqui, hoje, a ser galardoados, porque o sonho seria muito mais difícil de alcançar” disse o autarca alguns minutos antes da homenagem à equipa do Beca que recentemente se consagrou campeã regional.

A gala dos troféus desportivos o Minhoto permitiu ainda que o Município homenageasse Pedro Silva, atleta na modalidade de atletismo, celoricense e com palmarés na Seleção Nacional de Atletismo.

Ana Campos, coordenadora da iniciativa, agradeceu a presença de tão ilustres convidados e apresentou-lhes a revista oficial do evento “o minhoto” que foi distribuída à entrada desta gala-jantar. Este boletim serve como “anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região, “um registo para a posterioridade, com feitos e factos desportivos da nossa região”. Fez ainda referência aos jornalistas e entidades envolvidos na seleção dos premiados “uma tarefa árdua face à qualidade desportiva desta nossa região”.

Uma gala que homenageou os campeões da Europa e do Mundo e medalhas de ouro nos jogos Olímpicos da Juventude, num total de 30 atletas e um clube.

E que entregou 28 troféus “o Minhoto” nas diferentes categorias desde Clube Desporto Escolar, Clube fomento Jovem, Modalidades diversas, Ténis, Artes Marciais, Râguebi, Basquetebol, Voleibol, Futebol Amador, Futsal, Desporto Adaptado, Natação, Remo, Canoagem, Desportos Motorizados, Ciclismo, Hóquei em Patins, Atletismo, Andebol, Futsal Profissional, Evento Desportivo, Dirigente Desportivo, Árbitro, Treinador, Revelação, Consagração de Carreira, Grande Prémio de Júri Individual e Grande Prémio de Júri Coletivo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *