Marinha Grande, Sociedade

Mulheres empreendedoras assinalaram Dia Internacional da Mulher com Conferência na Marinha Grande

Organizada pelo semanário Região de Leiria com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, a conferência-debate “O Papel das Mulheres na Economia e na Sociedade em 2019″ teve lugar sexta-feira, dia 08 de março, no edifício da Resinagem, onde os participantes foram recebidos por Guilherme e Philadélphia Stephens, numa pequena encenação teatral de alunos do Agrupamento Poente, no âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada dos Stephens à Marinha Grande.

A conferência foi aberta por Francisco Rebelo dos Santos, diretor do Região de Leiria, e nela debateram-se ideias como “Os negócios têm género, ou não”, “Porque razão as empresas continuam a ser, sobretudo, lideradas por homens?”, “onde estão as mulheres empresárias e empreendedoras?”, entre outras questões, que trouxeram até ao auditório da Resinagem muitas mulheres empreendedoras que, no seu dia a dia, conseguem conciliar a sua carreira e vida pessoal, sem abdicar de conquistar espaço no mundo dos negócios.

Na sessão de abertura, a vereadora Célia Guerra, deu as boas vindas a todos os presentes. “Para mim como autarca e, especialmente, como mulher, esta é uma iniciativa que muito me diz”, e salientou ainda que “Na sociedade moderna, a mulher, cada vez mais conquista o seu espaço no ambiente profissional. As capacidades, habilidades e características femininas começam a ser valorizadas, deixando a mulher, de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais”.

Linda Pereira, presidente da Spring Up Europe e porta-voz da CIP (Confederação Empresarial Portuguesa) para as questões da paridade, foi a oradora principal do debate de abertura que, contou ainda, com a presença de Catarina Castro – diretora da Tribe Agency, Cristina Barros – CEO da Sinmetro e coordenadora da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, e Isabel Neves – Business Angels Lisboa.

Após um Networking Coffee Break, teve lugar o debate “De onde viemos, para onde vamos” com moderação de Patrícia Duarte – diretora-adjunta do semanário Região de Leiria e que contou com as intervenções de Carla Carreira – administradora da Macolis, Carla Ferreira – diretora geral da Factor H, Paulo Pinto – CEO La Redoute Portugal, Sónia Calado – administradora do Grupo DRT e Teresa Mesquita – Diretora Geral do Grupo Remax Inn.

Com a apresentação de “Networking estratégico para mulheres profissionais – introdução ao tema e melhores práticas” por Linda Pereira, viveu-se no auditório da Resinagem, um dos momentos altos do dia, com a interação e boa disposição proporcionadas por esta grande empresária e oradora internacionalmente reconhecida.

A conferência terminou com a intervenção da Presidente da Câmara, Cidália Ferreira, para quem “Este nosso dia não é só nosso. Este nosso dia é de todos aqueles que lutam pela igualdade de direitos, sejam mulheres ou homens. Este dia fará sempre sentido pela luta constante pela igualdade. É isto que está hoje em causa.”

“As mulheres não pedem para ser beneficiadas, pedem apenas para que haja justiça social e equidade. Todos os dias há mulheres com capacidades válidas a serem preteridas só por serem mulheres e é para que isso não aconteça que temos todos que nos unir e definir regras.” afirmou ainda a autarca que agradeceu a todos (as) os(as) presentes a sua participação neste evento.

Como balanço desta iniciativa, Patrícia Duarte, vice-diretora do Região de Leiria, afirmou que a mesma correu ainda melhor do que o previsto, e que este sucesso se deve essencialmente a “não se ter caído no lado errado da questão” ou seja “Nós preferimos encarar os aspetos positivos, aquilo que pode ser feito e a forma como nós mulheres devemos encarar os desafios, além do que nós próprias temos que corrigir na nossa atuação para que consigamos ser vistas e aceites nos cargos como os homens”. “Eu acho que todas as mulheres que saem hoje desta sala se sentem mais valorizadas e, só por isso, já ganhámos o Dia” concluiu.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *