Albergaria-a-Velha, Tecnologia

Seniores de Albergaria-a-Velha testam novo serviço tecnológico desenvolvido pela Universidade de Aveiro

Um grupo de 12 seniores do Programa Idade Maior do Município de Albergaria-a-Velha foi convidado para testar uma nova aplicação tecnológica desenvolvida pela Universidade de Aveiro no âmbito do projeto VoluntAge4Seniors.

Nos dias 19 e 26 de fevereiro, os Albergarienses dirigiram-se ao campus universitário onde, além de experimentar e dar a sua opinião sobre a nova aplicação, participaram em jogos de estimulação cognitiva e visitaram alguns dos espaços mais emblemáticos da instituição, como a biblioteca desenhada por Álvaro Siza Vieira. Os seniores gostaram bastante da experiência e surpreenderam a equipa de investigadores com o seu nível de literacia digital. O Programa Idade Maior disponibiliza, de forma regular, várias oficinas de informática à população idosa do Concelho, o que torna os seniores Albergarienses mais sensíveis às novas tecnologias e melhor preparados para experimentar novas soluções em estudo.

O projeto VoluntAge4Seniors está a desenvolver um serviço/ aplicação em que, através do recurso à televisão, os seniores podem solicitar a ajuda de um voluntário em tarefas simples, como um pequeno arranjo doméstico ou uma ida ao supermercado. Para facilitar esta tarefa, os pedidos podem ser feitos através de voz. O serviço disponibiliza ainda uma plataforma web onde estão agregadas as entidades que prestam serviços de voluntariado e que permite que o processo de aceitação de um pedido decorra de forma rápida e tendo em conta as áreas de interesse e disponibilidade dos voluntários.

O projeto VoluntAge4Seniors está a ser desenvolvido por uma equipa da ESTGA/DECA/Digimedia da Universidade de Aveiro, em parceria com a Associação Nacional de Gerontólogos, sendo financiada pela [email protected]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *