Destaque, Mação, Sociedade, Turismo

Lampreia é rainha à mesa em Mação

O Festival da Lampreia do Concelho de Mação decorre entre 1 de março e 14 de abril de 2019. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mação que, nesta edição, conta com a parceria de oito restaurantes do Concelho e o apoio da Pinhal Maior.

Depois do interregno desta iniciativa, em 2018, devido aos constrangimentos relacionados com a poluição no Rio Tejo e que muito afetaram este Município, o Festival regressa este ano em força. Durante cerca de um mês e meio a Lampreia será rainha nos restaurantes aderentes e se nunca provou este prato típico, esta será uma ótima oportunidade para o fazer.

O Festival foi apresentado em Conferência de Imprensa no dia 25 de fevereiro tendo o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referido que “no ano passado não fizemos Festival dadas as evidências de poluição no rio Tejo. Não havia condições para que a lampreia fosse aqui apanhada e os próprios restaurantes não se sentiam confortáveis”. Concluiu, sobre este tema, que “não pode ser a Câmara a garantir que a lampreia é do Tejo mas foi tomada uma posição política e teríamos sempre que dizer que não faríamos o Festival, uma tomada de posição que ajudou a chamar a atenção para o problema que existia. Felizmente, no espaço de 1 ano, as condições são diferentes e o rio Tejo é hoje saudável e onde se pode pescar e há restaurantes que já têm contactos de pessoas que querem vir e marcações assinaláveis”.

Vasco Estrela manifestou-se satisfeito com a adesão de 8 restaurantes do Concelho sendo que, ao estarem disponíveis para esta aposta, estão ao mesmo tempo a promover os seus espaços e o nosso Concelho.

Para o Festival da Lampreia a Câmara Municipal de Mação colabora com os restaurantes de uma forma muito efetiva, quer por uma forte aposta na sua promoção e no nome dos espaços, quer pela oferta do presunto Marca Mação e ao proporcionar prova de azeite e mel às pessoas que vão aos restaurantes no período do Festival.

Além do que é oferecido, os restaurantes terão um expositor da Amarmação para venda de produtos do nosso Concelho.

A excelência do famoso e tradicional Arroz de Lampreia de Mação é sobejamente conhecida e reconhecida pela forma única e especial como é confecionado: em Mação o arroz é feito com o sangue da lampreia e servido separado da mesma, oferecendo sabores inconfundíveis que vai com toda a certeza querer provar.

A fama da lampreia vem de longe, assim como a sua história, que se cruza com a do Rio Tejo e as gentes de Mação, sobretudo da Freguesia de Ortiga, onde ainda existem vários pescadores. A excelência da lampreia e do peixe do rio, assim como dos pratos que aqui se confecionam têm feito do Concelho, ao longo dos tempos, um ponto de referência a nível nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *