Palmela, Sociedade

Palmela presente na cerimónia Prémio Árvore Portuguesa do Ano 2019

O Município de Palmela marcou presença na cerimónia de entrega do Prémio Árvore Portuguesa do Ano 2019 que se realizou no passado dia 12 de fevereiro, em Mértola, junto à árvore vencedora, a Azinheira Secular do Monte Barbeiro. Selecionada entre dez candidatas, a Azinheira Secular foi a árvore eleita para suceder ao nosso Sobreiro Assobiador, para representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year 2019.

A Câmara Municipal de Palmela esteve representada no evento pelo Eng.º Daniel Rodrigues, técnico do Departamento de Ambiente e Gestão Operacional do Território, que durante a cerimónia foi convidado a partilhar a experiência do Município de Palmela no concurso Árvore Europeia do Ano 2018.

Durante o mês de fevereiro, através do site https://www.treeoftheyear.org/home , o público poderá conhecer quais as árvores europeias e concurso e votar na sua preferida.

A recordar que o Concelho de Palmela ficou inscrito na história desta iniciativa com a eleição do Sobreiro Assobiador como Árvore Europeia do Ano 2018, património que pode ser apreciado na aldeia Águas de Moura, em Marateca.

Com mais de duzentos anos, o Assobiador está classificado como Árvore de Interesse Público e ficou conhecido por ser o Sobreiro mais produtivo do mundo. Descortiçado mais de 20 vezes desde 1820, a extração de cortiça realizada em 1991 obteve 1.200 kg, produzindo cortiça suficiente para o fabrico de mais de cem mil rolhas.

Com vista a valorizar este exemplar, a Câmara Municipal de Palmela investiu na reabilitação paisagística da área envolvente com a criação de uma zona de contemplação e interpretação do Sobreiro de Águas de Moura.

O Município de Palmela regozija-se com a representação do nosso património natural e do pais, no referido concurso, pela Azinheira Secular do Monte Barbeiro, esperando que a votação face jus à sua singularidade e relevância.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *