Sociedade, Vizela

Vizela recebe Dia Nacional da Proteção Civil a 1 de março

O Município de Vizela recebe a comemoração do Dia Nacional da Proteção Civil, com uma exposição de meios dos vários agentes de proteção civil, no próximo dia 1 de março, na Praça do Município, entre as 10.00h e as 17.00h.

O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição desta organização.

O objetivo do dia é chamar a atenção para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.

Neste dia, que marcará a abertura do Mês da Proteção Civil, terá lugar uma exposição de meios dos vários agentes de proteção civil, na Praça do Município, onde, para além dos meios ao dispor da própria Câmara Municipal, estarão presentes os Bombeiros do concelho, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Força Especial de Bombeiros e o INEM.

De destacar que a comemoração do Dia Nacional da Proteção Civil em Vizela vem no seguimento da nova política deste Executivo implementada no último ano, não apenas ao nível da reorganização do serviço municipal de Proteção Civil, nomeadamente na aquisição de equipamentos para reforçar a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela.

A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil e tem como objetivo informar e integrar a população em geral na proteção civil.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela apela à participação da população em geral para visitar a exposição de meios dos vários agentes de proteção civil, no próximo dia 1 de março, na Praça do Município, entre as 10.00h e as 17.00h.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *