Nelas, Turismo

Nelas na Rota dos Moinhos de Portugal

Decorreu durante o dia de hoje, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, a apresentação dos projetos finais do ALA+T , Programa Nacional de Qualificação da Administração Local Autárquica Para Turismo, promovido pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo com o apoio do Turismo de Portugal. O programa ALA+T pretendeu dotar os técnicos superiores e dirigentes da Administração Local Autárquica com competências específicas e transversais, indispensáveis para o desenvolvimento do setor do Turismo. Do lote de oradores fizeram parte Ana Mendes Godinho – Secretária de Estado do Turismo, Luís Correia – Presidente CM Castelo Branco, António Jorge Costa – Presidente IPDT e Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.

O Sr. Presidente da Câmara de Nelas, o Vice-presidente e o Vereador do Turismo, estiveram presentes a apoiar os seus 3 colaboradores, que conjuntamente com os municípios de Águeda, Albergaria a Velha, Sever do Vouga e Vagos apresentaram o projeto Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal de forma a ser implementado uma rota temática em torno dos moinhos de diferentes tipologias nestes municípios e na Região Centro e restante território nacional em fases posteriores.

Foram 19 os grupos de trabalho intermunicipais de 90 municípios, que perante uma vasta plateia deram a conhecer os seus projetos inovadores, do qual a Rota dos Moinhos de Portugal faz parte do lote dos 3 vencedores finais.

Nelas tem já uma forte tradição no seu património molinológico tendo já em implementação um Percurso Pedestre de Pequena Rota que incide sobre esta temática de valorização dos moinhos de água em funcionamento que envolve práticas ancestrais do saber-fazer.

Já no dia 7 de Abril com a celebração do Dia Nacional dos Moinhos, no Município de Nelas vai ser potenciada a cultura imaterial em torno deste tema central que combate também a sazonalidade turística.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *