Estarreja, Sociedade

1650 pequenos foliões fazem o maior Carnaval Infantil de sempre

No Sítio do Carnaval, ultimam-se os preparativos para a grande abertura do Carnaval de Estarreja. 22 de fevereiro é o dia em que tudo começa. Entre orquestra comunitária e concerto especial dos clássicos do Carnaval (na sexta-feira), ensaio técnico, apresentação dos sambas-enredo e visita aos bastidores (no sábado), o primeiro fim-de-semana de folia termina com chave de ouro: Mais de 1650 crianças a desfilar no Carnaval Infantil (no domingo).

Na primeira noite de folia brilha o “ouro da casa”. O palco será da orquestra comunitária Toc’Acordar e do grupo de músicos estarrejenses que se juntou para “Contar a Cantar: Uma história de Carnaval”.

Caberá aos participantes nas oficinas de percussão criativa dar o toque de caixa para os festejos, esta sexta-feira. Depois dos ensaios que tiveram lugar no último mês, a Orquestra Toc’Acordar sai para a rua com uma arruada, a partir das 22h, desde o Cine-Teatro e até ao Sítio do Carnaval, e dá um espetáculo no Multiusos, agora Espaço Folia, que promete contagiar com boa disposição todos os visitantes.

Feito o aquecimento, entra em palco a banda sonora do Carnaval. “Contar a Cantar – Uma História do Carnaval” vai revisitar o espólio de sambas originais invejável e o número considerável de temas originais e versões dos grupos de folia, num concerto que se pretende uma festa e celebração do carnaval estarrejense. Em palco, em estreia mundial, uma banda composta por músicos e foliões de Estarreja.

No sábado à tarde, realiza-se o ensaio técnico. As escolas de samba testam no percurso dos grandes corsos as suas coreografias e ritmos, a partir das 14h. E à noite, às 23h30, no Espaço Folia, são apresentados os sambas-enredo. As baterias, que representam o coração dos desfiles das escolas de samba, têm a responsabilidade de revelar o samba enredo com que a sua escola se irá apresentar no desfile noturno e nos grandes corsos.

O maior desfile infantil de sempre

A “Avenida do Carnaval” recebe já no domingo, dia 24, o primeiro grande desfile dos festejos, reunindo mais de 1650 participantes de 15 grupos organizados por associações, IPSS e escolas. Os mais pequenos foliões tomam conta do centro da cidade para brincar ao entrudo, assegurando o futuro do carnaval estarrejense.

A folia já anda no ar há um mês com o “Carnaval da Fantasia”. Dirigido a miúdos e graúdos, há oficinas de Clown (segunda-feira, dia 25, Biblioteca) e de Figurinos (sábado, dia 23, 15h00-19h00, Multiusos), workshops de percussão criativa (ensaio geral esta quinta-feira, às 21h, no Multiusos) e a Fábrica da Fantasia – visitas aos bastidores do Carnaval (sábado, às 14h, concentração junto ao Multiusos).

No centro da cidade, o Parque Municipal do Antuã transforma-se no “Sítio do Carnaval”.

Para além dos grandes corsos de 3 e 5 de março (domingo e terça-feira de Carnaval), com a presença de mais de 1000 figurantes de 5 escolas de samba e 7 grupos de folia, a programação inclui atividades para todos os gostos. Destacamos as Marchas Luminosas (27 fevereiro, quarta-feira), onde qualquer um pode entrar e desfilar, e o desfile noturno das escolas de samba (1 março, sexta-feira). Tiago Nacarato e Orquestra Bamba Social (2 março, sábado) e Calema (4 março, segunda-feira) animam as noites da festa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *