Educação, S. João da Madeira, Sociedade

Dragão chinês é convidado especial do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira

“Sem tema… Não temas!” é o mote da 38ª edição do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira que sai à rua no próximo sábado, 23 de fevereiro, pelas 10h00 da manhã. São mais de 1700 os alunos inscritos neste evento que conta ainda com uma performance especial apresentada pelo Instituto Confúcio, que em parceria com a Universidade de Aveiro, é responsável pelo ensino do Mandarim em escolas sanjoanenses.

Essa entidade vai animar o Carnaval das Escolas deste ano com a “Dança do Dragão”, uma arte tradicional chinesa em que fantoches gigantes desse ser mítico são movimentados por vários ginastas, numa performance acrobática e colorida, para apreciar ao longo de todo o percurso.

Ecoevento

Outra novidade é a utilização de copos biodegradáveis, produzidos em cana de açúcar, para fornecimento de água aos participantes. Trata-se da concretização de uma das medidas de combate ao uso do plástico descartável nos eventos municipais, que a Câmara de S. João da Madeira anunciou recentemente, no âmbito de um pacote ambiental que começa a ser colocado em prática neste ano.

Ainda no que diz respeito à distribuição de água aos diferentes grupos, esta será feita também por elementos móveis em todo percurso, reforçando o fornecimento que é feito em dois locais fixos. Outra inovação consiste na colocação de bancadas na Praça Luís Ribeiro, que volta a ser o local escolhido para acolher o final do desfile.

Grande final na Praça

Participam alunos de diferentes graus de ensino – jardins-de-infância, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, secundário e Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira –, que iniciam o percurso na Rua dos Bombeiros Voluntários e na Avenida da Misericórdia (junto ao Hospital). Seguem, depois, pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao cruzamento com a Rua 5 de Outubro, onde invertem a marcha até à Rua Dr. Maciel, subindo aí para a Praça Luís Ribeiro, onde culmina o desfile em clima de festa.

Em caso de chuva, o desfile do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira será adiado para o sábado seguinte, dia 2 de março, no mesmo horário (10h00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *