Celorico de Basto, Educação

Alunos de Celorico de Basto na IV edição do Sagaz

O Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas reuniram, nos Paços do concelho, com a equipa técnica da Alento que contempla o Sagaz, para alinhar os detalhes e dar início a mais um programa em que “Mestres e “aprendizes” se unem em prol de um percurso académico brilhante e/ou um percurso profissional de sucesso”.

Para o dia 8 de março está agendada a 1ª ação de sensibilização para o projeto junto dos alunos do 12º ano do Agrupamento, num total de quatro turmas. Para o 3 de abril está agendada a seleção dos aprendizes, mediante a escolha de 15 mestres que os acompanharão ao longo do seu percurso académico ou profissional permitindo uma integração mais eficaz no mercado de trabalho ou, de algum modo, ter um papel de guia/orientador junto do aprendiz relativamente ao plano curricular que o mesmo frequentará.

Esta edição resulta de uma parceria entre o Município, o Agrupamento de Escolas e a CIM-TS.

“Estamos informados do sucesso que tem sido este projeto e por isso só podemos continuar a facultar o mesmo aos nossos alunos. Todos os alunos do 12º ano terão a mesma igualdade de oportunidades independentemente dos resultados curriculares. O nosso objetivo, em parceria com o Agrupamento, é proporcionar a todos competências, vontades e orientações que os guiem para o caminho do sucesso, seja profissional seja académico” disse Fernando Peixoto, Vereador da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O objetivo do programa centra-se em evidenciar o “voluntariado preventivo” que permitirá aos jovens um desenvolvimento pessoal maior, para que, com a atitude certa possam fazer frente aos desafios que lhe serão apresentados ao longo do seu percurso.

Os mestres são pessoas reconhecidas, quer pessoal quer profissionalmente, com um sentido de missão bem patente, que irão acompanhar, da melhor forma, os seus aprendizes. Paralelamente a esta situação existe um programa designado “Gestão de carreira” com um consultor especializado, que o aprendiz pode ativar se verificar necessário, durante os próximos 3 anos.

Posteriormente todos os alunos inscritos previamente receberão o KIT – Emprega-te com estratégias que visam a procura ativa de emprego.Alunos de Celorico na IV edição do Sagaz

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *