Cultura, Destaque, Oliveira de Azeméis, Turismo

Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis com Festival Internacional do Verso Popular

O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis realiza-se nos dias 18 e 19 de maio e terá como grande novidade o Festcordel – Festival Internacional do Verso Popular com presença de alguns dos mais populares poetas repentistas de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos.

“Esta é a grande novidade deste ano com a qual pretendemos sensibilizar os visitantes para uma tradição perdida e genuína da nossa cultura”, afirmou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, na apresentação pública do evento esta manhã no jardim público da cidade.

Para o autarca, “o Festcordel será uma excelente oportunidade para o público poder apreciar uma das vertentes mais importantes da nossa cultura popular que são os cantares ao desafio e o uso do verso popular”.

“O festival insere-se no espírito do próprio Mercado que é recordar e preservar a nossa memória cultural, as nossas tradições e costumes”, explicou Joaquim Jorge.

O Festcordel chega a Oliveira de Azeméis no dia 18 de maio oferecendo ao público desgarradas e cantares, transportando-o às festas populares da primeira metade do século XX.

Este ano o Mercado à Moda Antiga dá destaque à tradição musical do concelho homenageando e associando ao evento as seis bandas filarmónicas em atividade.

“Associámos este ano o cartaz do Mercado às bandas do nosso concelho como forma de homenagear e agradecer o trabalho relevante que elas têm efetuado na promoção e divulgação da nossa cultura musical”, sublinha o autarca.

O Mercado à Moda Antiga, assegurado por milhares de figurantes e dezenas de associações concelhias, será, durante dois dias, um misto de saber e experiência entre gerações.

Para o autarca de Oliveira de Azeméis o evento “será um momento muito importante de atração e contacto dos oliveirenses e de forasteiros com a recriação histórica das nossas tradições”.

Salientou ser, também, “o maior momento cultural da cidade e a demonstração da força e dinamismo do movimento associativo e de uma comunidade em organizar eventos”.

O evento é caraterizado por ser um regresso aos usos e costumes oliveirenses onde não faltará tendas com venda dos mais variados produtos, música tradicional, animação itinerante, locais para degustação gastronómica, jogos tradicionais e artesãos a trabalhar ao vivo.

Também as crianças terão um espaço para se divertirem e aprenderem sobre a vida dos seus antepassados.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos visitantes ao evento, a autarquia vai assegurar ligação transfer entre o estacionamento na zona desportiva e o centro da cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *