Albergaria-a-Velha, Desporto

l Encontro Municipal de Boccia em Albergaria-a-Velha

O Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha recebeu no dia 13 o I Encontro Municipal de Boccia, organizado pela APPACDM e pelo Município no âmbito do projeto de Desporto Adaptado. Participaram no evento 60 jovens e adultos portadores de deficiência e/ou incapacidade de seis entidades da região – APPACDM de Albergaria-a-Velha, Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Agrupamento de Escolas da Branca, APPACDM de Anadia, CERCIAG (Águeda) e CERCIAZ (Oliveira de Azeméis).

Para além do benefício e valorização das pessoas participantes, o I Encontro Municipal de Boccia pretendeu encurtar distâncias e permitir experiências e vivências interconcelhias e intergeracionais, como um modo de partilha de conhecimentos e de novas aprendizagens. Ao longo da tarde, realizaram-se seis jogos em seis campos diferentes, sendo de destacar o espírito de equipa e o empenho dos atletas. No final, foram atribuídas medalhas a todos e o Município ofereceu também lembranças às entidades presentes e um lanche.

Catarina Mendes, Vereadora da Educação, salienta o empenho das instituições e das escolas participantes no evento, que trouxeram o número máximo de atletas permitido para o torneio de Boccia. “É uma grande satisfação ver um grupo tão grande de participantes, com um desempenho tão bom”, afirmou a vereadora, que acredita que o programa de Desporto Adaptado de Albergaria-a-Velha já começa a ter impacto e a dar frutos.

O programa de Desporto Adaptado nasceu em maio de 2018 com a assinatura de um protocolo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha com vista a promover a prática desportiva, na sua vertente adaptada, junto das pessoas com deficiência ou incapacidade. Desde então têm sido desenvolvidas aulas de natação, boccia e atletismo nos equipamentos municipais, não só com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, mas também para motivar e preparar os alunos para a competição desportiva.
Os atletas Albergarienses já participaram em duas provas de natação e uma prova de atletismo noutras localidades do País, tendo chegado agora a vez de serem “anfitriões” de um encontro desportivo na sua terra.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *