Évora, Tecnologia

Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora no Flickr.com

O Arquivo Fotográfico da CME já tem conta no Flickr.com (site da web de armazenagem e partilha de imagens como fotografias, desenhos e ilustrações). A conta foi criada em resultado da necessidade de se encontrar uma plataforma que permitisse a divulgação das coleções do Arquivo Fotográfico, mas também a interação dos utilizadores com os conteúdos disponibilizados.

Esta plataforma permite que os utilizadores contribuam, através da indexação social, para a organização das coleções online, já que lhes possibilita adiccionar “tags” de acordo com o seu entendimento da imagem, e ainda comentários. Permite ainda a criação de exposições e álbuns virtuais sem nunca se perder o vínculo à instituição que disponibiliza as imagens.

Numa primeira fase, optou-se por selecionar, digitalizar e disponibilizar virtualmente parte da Coleção David Freitas, num total de 154 imagens. As categorias temáticas elencadas com base na coleção existente foram: comércio e indústria (lojas, mercados, fábricas), equipamentos e serviços (escolas, bancos, instituições públicas e particulares), evolução urbana (aspectos da cidade, obras de reabilitação, edifícios demolidos, construção) e sociabilidade. A cada imagem foi atribuída uma legenda com o título, cota, série a que pertence, data e autor, de acordo com o modelo de descrição utilizado no Arquivo Fotográfico da CME. Para uma melhor organização das imagens optou-se pela criação de um álbum dedicado à coleção, onde são colocadas todas as imagens deste autor. Paralelamente, foram criados álbuns temáticos de acordo com os temas, que serão transversais a todas as coleções. Isto permite que um utilizador possa pesquisar imagens de vários autores sobre determinado tema, sem ter que se restringir a uma só colecção.

Para além de dar a conhecer ao público e potenciais utilizadores o espólio do Arquivo Fotográfico da CME, a plataforma servirá como suporte à componente prática de uma Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação (pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) cujo tema será “A contribuição das folksonomias na indexação do Fundo David Freitas do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora”. Prende-se com a organização do conhecimento em arquivos fotográficos (em concreto, indexação e indexação social de imagens) e recuperação da informação, sendo especialmente importante para compreender até que ponto os termos indexadores propostos pelos arquivistas vão ao encontro das necessidades dos utilizadores. Este estudo será da maior utilidade para o desenvolvimento futuro do trabalho no Arquivo Fotográfico da CME, já que permitirá introduzir melhorias nas bases de dados e assim prestar um serviço mais rápido e de maior qualidade aos utilizadores.

A página do Arquivo Fotográfico da CME no Flickr pode ser vista em https://www.flickr.com/people/arquivofotograficocme/

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *