Educação, Évora, Sociedade

Escolas de Évora passam a ter “Ementas Sazonais Mediterrânicas”

No dia 25 de Janeiro, nos Paços do Concelho de Évora, foram apresentados, aos representantes da direção dos Agrupamentos de Escola, às coordenadores de Escola e às Uniões de Freguesia, dois novos Planos de Ementas Escolares – “Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica” – e respetivas fichas técnicas.

Estes Planos de Ementas, elaborados pela nutricionista Carmen Falardo a pedido da Câmara Municipal de Évora, têm como principais objetivos, para além do cumprimento da nova legislação em vigor, respeitar a sazonalidade dos produtos, promovendo assim o consumo de produtos de base local, e introduzir nas escolas um maior número de pratos da gastronomia regional / dieta mediterrânica.

Destacam-se nestes novos documentos a introdução das ementas vegetarianas (segundo a Lei nº 11/2017 de 17 de abril), de pratos regionais com uma frequência no mínimo quinzenal, de ementas escolares festivas, a definição de um calendário de frutas da época e a integração de propostas e indicações das próprias cozinheiras.

Nesta fase foram apresentadas as Ementas de Inverno – aplicadas no período escolar entre 1/2 de Outubro e Fevereiro (dependerá sempre das condições climatéricas existentes), e as Ementas de Primavera – previstas para os meses de março, abril e maio. Prevê-se que ainda no mês de fevereiro possa ser apresentadas as Ementa de Verão, que serão aplicadas de Junho a 1/2 de Outubro.

São “escolas piloto” na utilização destes Planos de Ementas as Escolas Básicas do Rossio, Cruz Picada, Horta das Figueiras, S. Mamede e Bº Câmara, pretendendo-se a expansão para o máximo número de escolas a breve prazo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *