Entroncamento, Sociedade

Novos equipamentos entregues nas escolas do Entroncamento no âmbito do PEDIME

O Município do Entroncamento está a proceder à entrega de equipamentos e materiais didáticos, nas escolas do concelho, no âmbito do programa PEDIME – “Experimenta + Ciência” e “Interaje + Aprendizagem Colaborativa”.

Os materiais destinam-se aos Jardins de Infância e escolas do 1º e 2º ciclos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, tendo já sido distribuídos pelo Presidente da Câmara Municipal Jorge Faria e Vereadora Tília Nunes, em algumas escolas.

A iniciativa “Experimenta + Ciência” permitirá a criação e utilização regular de Salas de Ciências para desenvolver práticas de experimentação científica, no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio (1º Ciclo) e de Ciências Naturais (2º Ciclo) e igualmente no Pré-escolar. Dá resposta aos conteúdos programáticos de forma apelativa e motivadora para os alunos, na medida em que permite desenvolver o espírito científico, a curiosidade intelectual, o trabalho colaborativo, a partilha de saberes, a discussão científica das conclusões e a tomada de decisão.

A iniciativa “Interaje + Aprendizagem Colaborativa” pretende criar centros de tecnologias que possam ser requisitados e usados em período regular pelos professores e alunos para realização de tarefas de aprendizagem e uso de ferramentas interativas dos manuais escolares bem como utilização de métodos de aprendizagem e ferramentas que permitam a colaboração interturma(s).

Dos materiais distribuídos salientamos os computadores, tablets, frigoríficos, equipamentos de som, elétricos, de higiene, proteção e segurança, materiais de estudo dos seres vivos e corpo humano, jogos, microscópios, periscópios, agitador magnético, mala de primeiros socorros entre muitos outros equipamentos e materiais que em muito irão contribuir para criar novas dinâmicas na sala de aula, facilitando e motivando a aprendizagem.

Os equipamentos integram a Operação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional de Educação, aprovado no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo, com o apoio do Centro 2020, sendo o valor global de investimento para as Ciências “Experimenta + Ciência” de 69.210,34€ e para as Tecnologias de Informação e Comunicação “Interaje + – Aprendizagem colaborativa” um total de 38 391,99 €.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *