Educação, Porto de Mós

Kits Pedagógicos para combater insucesso escolar em Porto de Mós

O Município de Porto de Mós, no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE), programa desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e cofinanciado pelo Programa Portugal 2020, entregou à equipa multidisciplinar do Município Kits Pedagógicos.

Trata-se de um programa que tem como objetivo principal o combate ao insucesso escolar, procurando precocemente identificar e resolver problemas que possam estar a prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Pretendendo o Município criar condições para a promoção do sucesso escolar, os kits pedagógicos são uma ferramenta indispensável para as técnicas, que diariamente trabalham com as crianças nos estabelecimentos de ensino.

Os kits foram entregues no decorrer da reunião, onde foi efetuado um balanço das atividades desenvolvidas no âmbito do PICIE, nomeadamente nas áreas da Terapia da Fala, Psicologia e 1º Ciclo, que decorreram durante o primeiro período letivo. Como resultado deste trabalho, atualmente estão a ser acompanhados 129 alunos, 4 do Pré-Escolar e 125 do 1º ciclo (1º e 2º ano de escolaridade), sendo que todos se encontram em progressão de competências.

O Município acredita que estes kits vão permitir fazer um diagnóstico/avaliação mais precisa, permitindo, assim, identificar e resolver os problemas que possam ser diagnosticados.

A Vereadora Telma Cruz fez questão de referir que os mesmos estão disponíveis para a utilização de todos os professores, educadores e técnicos do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, que necessitem do auxílio destes materiais no decorrer do seu trabalho diário.

No decorrer da reunião foram entregues livros de atividades de inglês, apoio dado pelo Município no âmbito da Academia do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, programa que contou com a participação e seleção do Centro Escolar de Porto de Mós, a nível nacional, com o projeto EducATIC.

A reunião terminou com um resumo das atividades desenvolvidas ao longo do 1º período letivo, no âmbito do Plano Educativo Municipal, onde se destacam as aulas de música e atividade física na educação pré- escolar, as atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo, a realização da Receção ao Pessoal Docente e Não Docente, o Festival Viver, o Tour Agarra a Vida, o Encontro Intergeracional, a Música vai à Escola, o Dia Mundial do Coração, o Dia do Bolinho, o Natal Encantado, o Concurso de Postais de Natal e Presépios, o Pinheiro Amigo Natal Feliz, Igualdade e Cidadania – Ação de Formação para docentes em parceria com a Universidade Aberta, o início da formação, no âmbito do projeto Like Saúde, e o Conselho Municipal da Educação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *