Albergaria-a-Velha, Sociedade, Tecnologia

Seniores de Albergaria-a-Velha aprendem competências básicas de informática

No âmbito do Programa Idade Maior do Município de Albergaria-a-Velha, tiveram início, esta semana, duas oficinas de informática dirigida à população sénior, de participação gratuita.

Na oficina de iniciação, são dados os conceitos básicos do sistema operativo Windows, Word e promovem-se as pesquisas na Internet. Já na oficina intermédia, avança-se para o Excel e, na Internet, exploram-se as redes sociais e as diferentes formas de comunicar através das novas tecnologias. As duas oficinas, com uma periodicidade semanal, têm um total de 21 participantes, com idades compreendidas entre os 61 e os 78 anos, e decorrem até maio.

O Presidente do Município, António Loureiro, o Vice-Presidente Delfim Bismarck e as Vereadoras Catarina Mendes e Sandra Almeida marcaram presença na primeira aula. “Vocês são uma lição de vida para nós, o vosso entusiasmo dá-nos alento para continuarmos a apostar em atividades que promovem a formação ao longo da vida”, referiu António Loureiro. Catarina Mendes, Vereadora da Ação Social, destacou a importância de aprender a lidar com as novas tecnologias, pois são uma importante ferramenta de comunicação e permitem tratar de diferentes assuntos do dia-a-dia a partir de casa.

As oficinas de informática do Programa Idade Maior fazem parte de um conjunto de atividades que o Município está a empreender no âmbito do projeto Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) que visa promover a inclusão digital de grupos populacionais com mais dificuldades em aceder às novas tecnologias. Além da população sénior, a Câmara Municipal quer também abranger as pessoas com deficiência e/ou incapacidade, privilegiando a cooperação intergeracional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *