Educação, Lousã, Sociedade

Livro de Natal oferecido às crianças da Lousã é sobre o Talasnal

A Câmara Municipal da Lousã ofereceu o livro “Xisto na Aldeia”, a cerca de 1000 crianças do pré escolar – público e privado – e do primeiro ciclo.

Este livro tem como tema a identidade local e como personagem principal “Xisto”, uma criança que cresceu no Talasnal e viveu a sua infância na Serra da Lousã.

O texto é da autoria de Paula Gonçalves e a ilustração resulta de uma oficina, com crianças e jovens, orientada pela ilustradora Carla Nazareth. Desta forma trabalhou-se a identidade cultural destas crianças e criou-se uma ferramenta para trabalhar esta temática.

A Autarquia deu, assim, continuidade ao projeto de promoção de leitura em família, iniciado em 2000, que consiste na oferta de um livro às crianças na altura do Natal.

Esta medida tem como objetivos contribuir para o gosto pela leitura, promover a leitura em família – nomeadamente na época natalícia – bem como proporcionar às crianças a oportunidade de possuírem livros seus e criarem uma biblioteca pessoal.

A obra foi apresentada na Aldeia do Talasnal no sábado, 15 de dezembro, e contou com a presença da autora, dos “pequenos” ilustradores e dos parceiros envolvidos no projeto, a associação ACTIVAR e a Câmara Municipal da Lousã. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social Lousã + Inclusiva, do qual a Câmara Municipal é um parceiro privilegiado.

Em janeiro, no dia 19, está prevista nova apresentação da obra, dirigida sobretudo ao público infantil, que acontecerá no âmbito do “Sábado Cultural” da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *