Melgaço, Turismo

Mais novos sensibilizados para a importância do turismo em Melgaço

O Município de Melgaço está a promover por estes dias uma campanha de sensibilização para o turismo, junto da comunidade escolar. As ações acontecem no âmbito da implementação do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo e estão envolvidos cerca de 600 alunos, do 1º,2º e 3º ciclos e do secundário, do Centro Escolar de Pomares e do Centro Escolar da Vila.

A campanha de sensibilização pretende sensibilizar a população em geral para a importância do turismo e para o desenvolvimento positivo da região, demonstrar a relevância de bem receber os visitantes e de cada um ser uma mais-valia na experiência turística, evidenciar a importância de todos zelarem pela proteção e preservação do destino, ao mesmo tempo que lhes é incutido o quão importante é a identificação de cada melgacense com a sua região. Sob o mote “Crescemos juntos”, pretende-se que cada habitante se torne anfitrião do destino. Sorrir, cumprimentar, informar e proteger são os mandamentos para bem receber o turista, com a tradicional hospitalidade das gentes da região.

Depois dos workshops com empresários e associações locais (que decorreram em março e outubro), e da campanha de outdoors e mupi’s, que teve início em novembro e está presente em todo o município, a campanha de sensibilização chega agora à comunidade escolar. A última das ações é a publicação no boletim municipal, prevista durante o mês de dezembro.

Recorde-se que em março a campanha de sensibilização foi apresentada a toda a população e aos empresários locais, com o intuito de juntos alavancarem ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’. «Os turistas desejam sentir-se bem recebidos, acarinhados, como se em sua casa estivessem usufruindo, contudo, de um ambiente único de tranquilidade, segurança, privacidade, ao mesmo tempo que desfrutam de tudo o que o destino tem para oferecer, incluindo o contacto com a população e a sua cultura. Cada cidadão torna-se assim embaixador de Melgaço, zelando pela qualidade da experiência do turista e protegendo o destino, não permitindo que perca a sua autenticidade e atributos naturais e ambientais.», refere a responsável da campanha (do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo), Mónica Montenegro. ‘Especial para os visitantes, extraordinário para os melgacenses’, enaltece.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *