Mangualde, Sociedade, Turismo

É Natal em Mangualde

Em Mangualde, a época natalícia já arrancou e será celebrada até dia 6 de janeiro. Não faltarão propostas de animação e confraternização. O Município de Mangualde garante diversão para todos e para todas as idades. Animação de rua, horas do conto, música, concertos de Natal e de Ano Novo e muito mais, preencherão a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o Complexo e a Igreja Paroquial de Mangualde e a freguesia Chãs de Tavares, durante este período. À animação esperada, juntar-se-ão a tradição e a solidariedade, tão habituais entre as gentes de Mangualde.

O NATAL É PARA TODOS

O grande debate da Região Viseu-Lafões sobre “Bandas Filarmónicas: da rua para os palcos” foi a primeira das ações de toda a programação deste Natal. O evento aconteceu no dia 1 de dezembro, pelas 16h00, e foi organizado e moderado pela investigadora Margarida Cardoso. O Natal é, sem dúvida, uma época para ser vivida intensamente e os mais pequenos fazem-no muito bem. Nas tardes dos dias 3 a 5 de dezembro, ouviram-se Contos de Natal, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

Esta sexta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 17h00 serão ligadas as Iluminações de Natal.

Mas também haverá tempo para partilha de experiências. No dia 11 de dezembro, os voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado visitarão o Centro de Dia e Lar de Santana da Azinha – Guarda: será um dia de intercâmbio de boas práticas.

Não faltará música neste Natal: o Ensino Articulado da Música, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Centro de Estudos Musicais Nancy, a Sinfonia de Tavares, o Coro da Casa do Pessoal dos HUC, o IAM, a Igreja Evangélica e a Orquestra Poema, protagonizarão fantásticos momentos musicais.

Ainda integrado nesta programação, de 10 a 14 de dezembro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá patente a exposição “Pontos e Encontros” e, no dia 20 de dezembro, pelas 21h00, acolherá uma sessão com o escritor José Rodrigues.

Nos dias 15, 16, 22 e 23 de dezembro, das 14h30 às 17h0, haverá muita Animação de Natal no Largo Dr. Couto. E o Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis, pela Inatel, encerra as festividades no dia 6 de janeiro, pelas 15h00, na Igreja Paroquial de Mangualde.

“POR UM SORRISO”

E porque Natal também é sinónimo de entreajuda, o Município de Mangualde volta a promover a campanha “Por um Sorriso”, uma campanha solidária de recolha de brinquedos que pretende fomentar o espírito de entreajuda e tornar o Natal de todas as crianças do concelho mais feliz. A ação acontece de 3 a 14 de dezembro e tem como destinatárias as crianças das famílias mais desfavorecidas do concelho que estejam sinalizadas no âmbito da Ação Social. Imbuída de espírito natalício, a restante comunidade pode, através de um gesto solidário, alegrar o Natal destas crianças e respetivas famílias. De segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, os brinquedos podem ser entregues no átrio da Câmara Municipal de Mangualde.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *