Educação, Montijo

Comemoração Dia Internacional da Cidade Educadora no Montijo

No próximo dia 30 de novembro, o Município do Montijo associa-se à celebração da 3.ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, que este ano tem como lema “Tecendo uma Rede de Cumplicidades”, procurando tecer redes e agregar novos aliados na construção deste projeto partilhado que necessita do compromisso do maior número de pessoas e entidades.

Assim, ao longo do dia, vai ser dinamizado um conjunto de ações com abertura oficial marcada para as 9h45, junto aos Paços do Concelho, onde será interpretada a “Canção do Dia das Cidades Educadoras”, pelo grupo Tempos e Contratempos da Universidade Sénior do Montijo, por um Grupo de alunos da Escola Básica da Caneira e pelo Grupo Coral do Montijo.

Durante todo o dia, vão decorrer inúmeras atividades promovidas por estabelecimentos de ensino, associações de pais e encarregados de educação, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, desde o dia 26 de novembro que a autarquia está a desenvolver atividades dirigidas ao público escolar.

Até 30 de novembro, na Praça da República está disponível para visitas o “Espaço Itinerante Creactivity Bus”, uma ação do BPI e da Fundação La Caixa, onde as crianças e jovens, assim como o público em geral, podem estimular o engenho, a destreza e a criatividade.

Por sua vez, no Laboratório de Aprendizagem do Montijo, os alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (mediante inscrição prévia) podem participar nas “Aventuras da Mia e do Max no Mundo da Robótica”, até ao dia 7 de dezembro.

Os alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro têm ao seu dispor, até 7 de dezembro, a iniciativa “Escola Fora de Portas”, numa quinzena temática dedicada às profissões da comunidade com visitas a várias empresas das localidades de Pegões e Canha.

Em julho de 2017, o Município do Montijo aderiu à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTCE).

O conceito e conteúdo de Cidade Educadora surgiu em Barcelona, em novembro de 1990, quando 70 municípios do Mundo o assumiram, assinando a Carta das Cidades Educadoras e partindo do pressuposto de que todas as cidades dispõem de inúmeras possibilidades educadoras e podem oferecer importantes elementos para uma formação integral dos seus habitantes.

Atualmente, mais de 480 cidades de 36 países de todos os continentes fazem parte da AICE. Por seu lado, a RTCE acolhe 70 Municípios do continente e regiões autónomas aderentes à AICE que subscreveram a referida Carta, defendendo e assumindo nas suas práticas os Princípios desta Declaração.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *