Felgueiras, Saúde

Felgueirenses em situação de carência económica o acesso ao medicamento

O Município de Felgueiras assinou no dia 21 de setembro, um protocolo com a Associação Dignitude que possibilita aos cidadãos de Felgueiras em situação de carência económica o acesso ao medicamento. A cerimónia de assinatura teve lugar no Auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de Maria de Belém Roseira, Presidente do Conselho-Geral e de Supervisão desta Associação. Para Maria de Belém, “hoje é um dia feliz para Felgueiras e para os felgueirenses, que têm uma Câmara Municipal que se preocupa com os cidadãos.”

O protocolo resulta no Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, e surge como uma nova resposta às carências existentes no acesso a fármacos, prescritos através de receita médica, pelos cidadãos que se encontrem numa situação de carência económica. Desta forma, o Município de Felgueiras facilita o acesso à saúde, diminuindo assimetrias entre classes sociais e contribuindo para a promoção de uma melhor qualidade de vida. Segundo Nuno Fonseca, Presidente da autarquia, “no que toca à saúde e à educação a questão monetária é, para este Executivo, secundária. Temos de dar valor àquilo que de melhor temos, as pessoas.”

Os destinatários deste programa são, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas também todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica, decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações. Os beneficiários têm a oportunidade de escolher livremente a farmácia onde pretendem adquirir os medicamentos.

O Município de Felgueiras responsabiliza-se por identificar os indivíduos em situação de carência económica, mobilizar a sociedade civil para os objetivos de filantropia e de solidariedade subjacentes ao Programa e financiar o mesmo, reforçando, desta forma, o apoio à saúde no concelho.

Os interessados poderão apresentar candidatura junto dos Serviços de Ação Social da autarquia já a partir do próximo mês de outubro.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.