Albergaria-a-Velha, Cultura

Albergaria-a-Velha celebra Jornadas Europeias do Património

No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Partilhar Memórias, o Município de Albergaria-a-Velha organiza visitas guiadas a dois importantes exemplos do património concelhio – Mamoas do Taco e Rota dos Moinhos. As visitas têm lugar nos dias 28 e 30 de setembro, pelas 14h00, e são de participação gratuita.

As Mamoas do Taco são monumentos funerários que remontam aproximadamente a 5000 a. C. Na Zona Industrial existem atualmente duas mamoas, sendo que a mamoa 1 apresenta pormenores de semicírculos gravados num dos esteios.

A Rota dos Moinhos foi inaugurada em 2014 e é composta por 11 núcleos. Albergaria-a-Velha é o concelho da Europa com mais moinhos de água inventariados, estando o Município empenhado na preservação e valorização deste património único. Na sexta-feira, 28 de setembro, vai ser visitado o Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim. Já no domingo, 30 de setembro, os visitantes podem conhecer os núcleos existentes no Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas. Nos dois dias é servido um lanche acompanhado por animação musical.

Não obstante as visitas serem gratuitas, há um limite de 25 vagas para cada dia. As pessoas interessadas devem fazer a inscrição através do endereço de correio eletrónico [email protected] ou pelo telefone 234 529 751. As inscrições são aceites por ordem de chegada. As visitas guiadas decorrem entre as 14h00 e as 16h00 e o ponto de encontro é no Mercado Municipal A Praça.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *