Destaque, Palmela, Sociedade

Município de Palmela associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2018

Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Palmela associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2018, que decorre de 16 a 22 de setembro, com o tema “Multimodalidade” e slogan “Combina e Move-te”.

Sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto que as soluções individuais de mobilidade têm na comunidade e para os potenciais benefícios da adoção de boas práticas para o ambiente, saúde e qualidade de vida são os objetivos centrais do programa comemorativo promovido pela Câmara Municipal de Palmela e entidades parceiras.

As comemorações têm início no dia 16, com uma ação de formação teórico-prática sobre Eco-condução, dirigida à população em geral, onde se procura sensibilizar os participantes para uma condução preventiva face aos principais riscos rodoviários e condução eficiente em termos de consumos e emissões de CO2. Dia 18, na Praça da Independência, em Pinhal Novo, irão decorrer, as Eco Voltas Solidárias, com a organização da EcoKart Portugal, onde os participantes podem experimentar um kart elétrico. Esta iniciativa pretende, de uma forma lúdica, sensibilizar as/os cidadãs/ãos para as vantagens do uso de veículos alternativos e, simultaneamente, contribui com um donativo voluntário, por parte de cada participante, para uma instituição de solidariedade social. No dia 22, o Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo recebe a ação de formação “Condução de Bicicleta em Meio Urbano”, destinada ao público em geral. Esta ação de formação teórico-prática, que pretende dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta e circular na estrada em segurança e com confiança, enquadra-se na iniciativa da Área Metropolitana de Lisboa com realização de passeios de bicicleta em simultâneo nos 18 municípios abrangidos. Ainda no dia 22, acontece a “5.ª Pedalada Noturna”, um passeio de bicicleta, destinado à população em geral, que percorrerá o Centro Histórico de Palmela e trilhos do Parque Natural da Arrábida, com uma distância de cerca de 25 quilómetros.

Durante toda a semana decorre a oferta de títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo em troca de Óleos Alimentares Usados (OAU) e o miniautocarro do Centro Histórico, bem como os autocarros de transporte escolar e as viaturas do Executivo, serão movidos a biodiesel produzido através de OAU recolhidos no nosso território, através dos 31 oleões exteriores colocados na via pública e 26 barricas colocadas em escolas e instituições aderentes. Recorde-se que, desde janeiro e até início do mês de junho foram recolhidos 1.550 litros de OAU.

Os operadores de transporte público também se associam a esta iniciativa, através da oferta ou promoção de bilhetes de comboio a quem se fizer acompanhar de bicicleta, e através da divulgação.

O programa da Semana Europeia da Mobilidade inclui, ainda, a “Hora do Conto” dedicada à mobilidade – iniciativa que se prolonga pelo mês de outubro e é dinamizada pela Rede Municipal de Bibliotecas – e a exibição, nos Balcões de Atendimento, de curtas-metragens sobre o mesmo tema.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *