Economia, Póvoa de Lanhoso

Desemprego recua na Póvoa de Lanhoso

Tem vindo a baixar o número de Povoenses sem trabalho, inscritos/as no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com o IEFP, e no que concerne ao ano de 2018, verificou-se uma descida de cerca de 284 inscritos (27%), desde o mês de janeiro até junho.

Se compararmos os últimos cinco anos, verifica-se que o número de pessoas desempregadas baixou, em junho de 2018, cerca de 47% relativamente ao mesmo mês do ano de 2013, tendo-se passado de um número de 1 444 inscritos para 768 (- 676).

No mesmo período (2013-2018), mas no que diz respeito ao grupo etário, é de registar uma alteração significativa no desemprego jovem (a faixa etária dos <25 anos), tendo-se verificado uma redução superior a 50% dos inscritos (-111).

“Estes números são um bom indicador do esforço que todos estamos a fazer para promover o emprego no concelho. Um esforço que é, em primeiro lugar, dos empresários e que a eles se deve. A autarquia cumpre o seu papel de ser um agente ativo no apoio aos empresários e na articulação dos desempregados com as empresas. Fico feliz, mas temos um caminho importante a percorrer, pois ainda temos desempregados. Por isso, estamos a trabalhar em novas soluções ao nível do espaço industrial para que sejamos ainda mais atrativos para os investidores. Esta foi uma das áreas que defini como prioritária e à qual tenho dedicado parte do meu tempo. É bom sentir que a Póvoa está a aproveitar esta fase positiva no desenvolvimento económico do país”, considera o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

A promoção do desenvolvimento económico tem sido uma área de atuação prioritária deste executivo, que tem aliado a captação de investimento à capacitação dos/as desempregados/as, inscritos/as no IEFP. Neste sentido, a articulação existente entre o Gabinete de Promoção de Desenvolvimento Económico e o Gabinete de Inserção Profissional do Município também tem sido fundamental.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *