Castro Marim, Sociedade

Vila do Bispo recebe 1.ª campanha Portugal Vale Boi Scholarship

Arqueológica

Ao longo do mês de julho, o Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo recebe a primeira campanha Portugal Vale Boi Scholarship. Durante esta campanha os alunos do IFR (Institute For Field Research), uma escola internacional de arqueologia de campo, estão a desenvolver trabalhos integrados no projeto de investigação da Universidade do Algarve do sítio arqueológico de Vale de Boi, a mais extensa e uma das mais significativas jazidas paleolíticas identificadas na Península Ibérica, com os mais antigos registos de ocupação humana conhecidos no sul peninsular e que remontam há 33 mil anos.

Institute For Field Research é um instituto arqueológico sedeado nos Estados Unidos da América que apoia e participa em projetos de investigação desenvolvidos em 5 continentes e 22 países, por via de 47 Escolas de Campo, entre as quais se integra a Escola Internacional de Arqueologia de Vale de Boi.

O Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo foi criado em março do corrente ano com o objetivo de captar, acolher e potenciar a investigação arqueológica do Concelho de Vila do Bispo. Sedeado no Centro de Acolhimento à Investigação de Vila do Bispo (CAI-VB), instalações municipais que reabilitaram o desativado Jardim de Infância de Budens, este equipamento oferece aos investigadores uma sala de aulas, gabinete de coordenação, área de tratamento de materiais e reservas arqueológicas intermédias.

Trata-se de uma parceria entre o Município de Vila do Bispo, a Universidade do Algarve, o ICArEHB – Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour e o IFR onde a componente letiva é assegurada por docentes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, nomeadamente pelos Professores Nuno Bicho e João Cascalheira.

Refira-se ainda que o protocolo de colaboração interinstitucional garante, nos próximos anos, o financiamento e a continuidade da investigação do sítio arqueológico de Vale de Boi.

Além dos avanços científicos e de um maior conhecimento relativo ao nosso mais remoto passado humano, a Escola Internacional de Arqueologia de Vale de Boi contribuirá para a valorização do sítio arqueológico, para a animação sociocultural das aldeias de Vale de Boi e de Budens, bem como para a divulgação internacional do próprio Concelho de Vila do Bispo.

 

No próximo dia 14 de julho aproveite a oportunidade para visitar os trabalhos arqueológicos em curso em Vale de Boi!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *